Fobias desencadeiam manias.
- A pessoa se torna vítima - de si mesma.
- Medo de insetos pode virar mania de limpeza.
- Medo de multidão pode gerar tendência ao isolamento.
Mas a paixão também costuma fazer suas vítimas:
- Há os que, por "amar moda", se tornam vítimas dela - os "fashion victim".
- Do outro lado, aqueles que "amam economizar" podem virar amantes de liquidações - "sale victim"?
- O primeiro time de "vítimas", por sua incapacidade de resistir a qualquer modismo, tende a fazer composições pouco coesas.
- O segundo, cujo incapacidade é a de resistir a liquidações, tende também a obter um resultado não satisfatório.
- Ambos no auge da paixão, se esquecem que o passo anterior à compra é a triagem.
- E, como a paixão é cega, não separam o "joio do trigo".
Aparentemente opostas, ambas as atrações são fatais!
- Abastecem o guarda-roupa,
- drenam a conta-corrente mas...
- raramente maximizam o custo-benefício.
(Em economia, os agentes econômicos tendem a procurar a melhor relação custo/benefício. Exemplo: os menores custos versus os maiores lucros.)
- Diferentes motivações.
- Satisfações igualmente fugazes.
- Terapias diferentes:
- "Fashion victims":
- nem tudo o que está na vitrine combina com todos.
- Conheçam-se; descubram seu estilo pessoal.
- "Sale Victims":
- menos consegue ser mais.
- Troquem quantidade por qualidade.
PS: A imagem desta postagem é um quadro (a lápis) de Michael Sandle em exibição na Royal Academy de Londres. Tony "Adão" e Cherie "Eva" Blair expulsos do "paraíso" oficial.