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SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 05, 2007

Consumidor Consciente


A Louis Vuitton ganhou uma causa judicialmente contra um "produtor" chinês de, obviamente, falsas "LV".

  • A produção de "fake goods" na China vem excedendo o oportunismo.
De lá, saem vários "produtos impostores": "Viagra", aditivos em rações animais (que gerou um grande "recall" de pet foods), etc.

  • As regulamentações na China ainda são incipientes e negligentes, o sistema é baseado em propinas e corrupção (será que fizeram um estágio por aqui?).
  • Como os trabalhadores não contam com proteção legal eficiente, as condições de trabalho geralmente são indignas.

  • Paralelamente, há um "boom" de consumo de luxo "over the top" ("cesta básica") por parte dos estimados em 250.000 "novos milionários" chineses (fonte: Boston Consulting Group).
  • Tiveram diversão garantida no final de semana passado, quando aconteceu em Shangai a "Millionaire Fair".
  • Uma das extravagantes mercadorias disponíveis é um celular encrustado de diamantes por USD3.5 millhões, é pagar e levar.

Intenção: serem reconhecidos pelas marcas que ostentam - é uma forma de darem um "up grade" em si mesmos - poderia apostar que só adotam cães com pedigree já que eles mesmos não o têm.

  • O capitalismo lá é selvagem (a expressão em inglês é mais enfática: "cut throat").
Se conscientização e sustentabilidade são palavras de ordem ("na moda"), usemos o cérebro na hora de consumir.

  • Sou adepta do lema: "quem usa artigos falsificados passa uma imagem falsa".

Fontes: