INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 19, 2007

SPFW - Clipping 5 - conceitual




Contrapondo-se ao modismo - peças que não apresentam um diferencial maior; distinguem-se da temporada passada, são atuais, claro, modernas, mas trazem uma temporalidade em série - existe a moda conceitual.

  • Que também se renova, acompanha a tendência atual, mas que se apresenta única.
  • É como se ela trouxesse "tatuado" o DNA do estilista.

  • Nos desfiles, é isso, principalmente, o que vai despertar a atenção dos editores de moda (profissionais da mídia que levam a informação aos consumidores).
  • Isso vem acontecendo com Nicholas Ghesquière, diretor de criação da Balenciaga, um "ativo fantástico", segundo Domenico de Sole, antigo diretor-geral da Gucci.

  • No Brasil, há alguns estilistas, diretores de criação ou donos de marcas (Osklen, por exemplo) cujo "conceito" é inerente: vê-se a coleção e o "life stile" está lá.
  • As criações de Reinaldo Lourenço e as de Gloria Coelho são assim.
  • Nesta SPFW, mostram, mais uma vez, a roupa com a qual se vai a qualquer lugar (geograficamente falando), se sentindo elegante, confortável, plugada.
  • E segura de si.

  • Destaques (RL):
  • "Ankle sandals";
  • Comprimentos variados;
  • Geometria;
  • Cores: preto, bege, vermelho, cinza - sós ou conjugados;
  • Flores!

  • Destaques (GC):
  • Um "que" de "sportwear";
  • Transparências elegantes;
  • Contraste: o preto como moldura às outras cores;
  • Fluidez;
  • Pétalas!

  • Palavras de um criador:
“A mulher que veste minhas roupas é contemporânea, gosta de moda, gosta de design, tem prazer em se vestir". (Reinaldo Lourenço)