Durante a temporada de desfiles "primavera-verão 2008" no Brasil (que ocorre no mês de junho, iniciando com a Fashion Rio e terminando com a SPFW), muita gente interessada vem acompanhando a divulgação das novas coleções.
- A vários lojistas e confecções que não participam do evento, cabem as dúvidas:
- Qual desfile deve ser meu "benchmark", minha inspiração?
- O que é, de fato, vendável?
Outras dúvidas pertinentes são:
- De onde vêm as inovações?
- Como os estilistas inspiram-se?
Os estilistas observam o comportamento social e os valores que permeiam o momento atual e...inspiram-se.
- Para ilustrar com um exemplo prático, as manchetes mundiais têm noticiado a preocupação com o meio-ambiente.
- Sustentabilidade é a palavra de ordem, o alvo, o gol.
- O futuro do presente depende da volta ao passado.
- Puxemos o freio!
Verbos:
- reflorestar
- despoluir
- reciclar
- preservar
- sustentar
- importar-se
A Pesquisa de Moda é, portanto, na figura de seu profissional, o Pesquisador de Tendências (geralmente terceirizado, um prestador de serviços autônomo) o elo entre:
- Estilista (o criador)
- Confecção (o executor)
- Lojista (o abastecedor)
Nós, os "trendwatchers" (ou "observadores das tendências"), atuamos como um "GPS".
- Pesquisamos:
- no Brasil e no exterior...
- em diferentes e relevantes mídias...
- (o que inclui as ruas)
- aquilo por que o consumidor vai procurar.
- Qual será o seu desejo.
A cadeia se inverte porque:
- O consumidor sabe o que procura.
- É ele que inspira o estilista, em última análise.
- E a demanda cria a oferta.