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SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 12, 2007

Pesquisa de Tendências


Durante a temporada de desfiles "primavera-verão 2008" no Brasil (que ocorre no mês de junho, iniciando com a Fashion Rio e terminando com a SPFW), muita gente interessada vem acompanhando a divulgação das novas coleções.
  • A vários lojistas e confecções que não participam do evento, cabem as dúvidas:

  • Qual desfile deve ser meu "benchmark", minha inspiração?
  • O que é, de fato, vendável?

Outras dúvidas pertinentes são:

  • De onde vêm as inovações?
  • Como os estilistas inspiram-se?

Os estilistas observam o comportamento social e os valores que permeiam o momento atual e...inspiram-se.

  • Para ilustrar com um exemplo prático, as manchetes mundiais têm noticiado a preocupação com o meio-ambiente.

  • Sustentabilidade é a palavra de ordem, o alvo, o gol.

  • O futuro do presente depende da volta ao passado.

  • Puxemos o freio!

Verbos:

  • reflorestar
  • despoluir
  • reciclar
  • preservar
  • sustentar
  • importar-se

A Pesquisa de Moda é, portanto, na figura de seu profissional, o Pesquisador de Tendências (geralmente terceirizado, um prestador de serviços autônomo) o elo entre:

  • Estilista (o criador)
  • Confecção (o executor)
  • Lojista (o abastecedor)

Nós, os "trendwatchers" (ou "observadores das tendências"), atuamos como um "GPS".

  • Pesquisamos:

  • no Brasil e no exterior...
  • em diferentes e relevantes mídias...
  • (o que inclui as ruas)
  • aquilo por que o consumidor vai procurar.

  • Qual será o seu desejo.

A cadeia se inverte porque:

  • O consumidor sabe o que procura.
  • É ele que inspira o estilista, em última análise.
  • E a demanda cria a oferta.