Refletindo a preocupação global com o planeta, temendo o futuro e por causa disso, resgatando o passado, a tendência para a próxima primavera-verão será...a FLOR!
- Não é a repetição previsível de todas as vitrines em todos os anos, o estampado floral.
- Esse vai estar nas lá sim, mas o "novo" é diferente.
- São flores mesmo: grandes, nos complementos, nos adereços.
- Para levar na cabeça, no ombro, na mão.
O resgate dos anos 70 (época do movimento hippie, do "flower power", da ideologia "make love not war") demonstra a insegurança em se prever o futuro.
- Que visão do futuro teria um criador de moda?
- O que esse criador busca captar do processo de ebulição?
- Que esperança têm as pessoas?
- Qual a expressão do senso comum?
Diria que o otimismo!
- Que dias melhores virão!
- Porque os "bons velhos tempos" vão voltar!
- Celebremos!
Vão voltar porque, ainda que a preocupação com o planeta ("nossa ilha, se ela acabar, seremos todos náufragos" - idéia maravilhosa de um institucional do "Green Peace". Parabéns, caras!) tenha chegado atrasada, a pressa em executar ações pró-ativas poderá reverter o caos vislumbrado.
- Podemos até não saber de onde viemos mas dá para perceber para onde vamos, certo?
E a moda, mais uma vez, prova que, caso soe fútil, não é, de forma alguma, inútil.
- Li que, por conta do (filme) "Blood Diamonds", muitas celebridades evitaram ornar-se de jóias com a pedra.
- Na dúvida sobre a procedência, não quiseram arriscar sua imagem - muito risco...
- Há uma infinidade de grifes ganhando espaço (leia-se faturamento) devido a seus produtos eco-responsáveis: cosméticos, jeans, bolsas e...papel ecológico para impressoras (produzido do bagaço da cana).
Conclui-se que a ideologia ecológica (cujos simpatizantes e militantes costumam ser, ainda e muitas vezes, rotulados de "eco-chatos" - pobres vanguardistas) hoje é "moderna", logo, geradora de lucro. - Muito bom. Excelente.
- Finalmente, o "eco" é "chic".
- Os habitantes da "ilha" agradecem e suspiram aliviados.
- Amém.