O "personal stylist", ou Consultor de Imagem & Estilo, é o profissional responsável por treinar o olhar e a mente de um cliente em relação a si mesmo.
- É o consultor particular da imagem e do estilo de um indivíduo.
O individualismo é um fenômeno macro (global) atualmente responsável pela proliferação do interesse das pessoas por:
- brechós (dizem que o termo "brechó" deriva de "Belchior", nome de um certo mercador),
- peças customizadas (com a "cara" do cliente),
- "vintage" (peça antiga e rara que "quase" ninguém tem).
O individualismo, portanto, é a procura pelo "personal", o "único" , a melhor tradução do "ego", afastando o indivíduo, assim, de ser "mais um na multidão".
- Ao alcançar uma imagem própria (seu próprio "estilo"), o indivíduo foge do lugar comum, conseguindo, geralmente, inserir-se no grupo almejado.
Sinteticamente:
- Fuga do universo;
- Mergulho no "eu" interior;
- Notoriedade;
- Retorno ao "clã".
A análise do processo da "moda" é bastante psicanalítica e sociológica.
- O Consultor de Imagem & Estilo, é particularmente útil a:
- pessoas atarefadas, sem tempo ou paciência para "ir às compras";
- pessoas públicas, cuja tarefa simples de entrar em um "shopping" se torna inviável devido ao assédio;
- pessoas que compram o que não querem, que freqüentemente chegam em casa e se perguntam "por que comprei?";
- pessoas que, embora tenham o guarda-roupa "lotado", dizem "não tenho roupa" quando têm de ir a algum evento.
- Percebe a peça que valoriza ou desfavorece o cliente.
- Ele/a não dirão para você trocar o "pretinho básico" que você "adora", pelo "azul Tiffany" que ele/a "venera!".
- A escolha de determinada cartela de cores independe do gosto pessoal do consultor.
- Essa escolha é baseada na análise do contraste entre as tonalidades de "pele x cor".
- O trabalho busca o equilíbrio;
- A melhor composição;
- O guarda-roupa 100% usável e versátil.
Resultado:
- O cliente se torna um consumidor cônscio de suas possibilidades bem como de seus limites.
- Qualquer que seja a "moda" (ou a insistência da vendedora que jura que "esse tom de preto ficou maravilhoso em você!" - não é piada, já me disseram isso e eu ri muito; acho que a "moça" captou.)
- Depois que o trabalho é concluído e o consultor vai embora, o resultado da consultoria fica.
- E o consumidor se torna apto a decidir.
- Basta sinalizar as roupas: "vou" ou "não vou" .
- Sem pânico.