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SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 12, 2007

Personal Stylist




O "personal stylist", ou Consultor de Imagem & Estilo, é o profissional responsável por treinar o olhar e a mente de um cliente em relação a si mesmo.

  • É o consultor particular da imagem e do estilo de um indivíduo.

O individualismo é um fenômeno macro (global) atualmente responsável pela proliferação do interesse das pessoas por:

  • brechós (dizem que o termo "brechó" deriva de "Belchior", nome de um certo mercador),
  • peças customizadas (com a "cara" do cliente),
  • "vintage" (peça antiga e rara que "quase" ninguém tem).

O individualismo, portanto, é a procura pelo "personal", o "único" , a melhor tradução do "ego", afastando o indivíduo, assim, de ser "mais um na multidão".

  • Ao alcançar uma imagem própria (seu próprio "estilo"), o indivíduo foge do lugar comum, conseguindo, geralmente, inserir-se no grupo almejado.

Sinteticamente:

  • Fuga do universo;
  • Mergulho no "eu" interior;
  • Notoriedade;
  • Retorno ao "clã".

A análise do processo da "moda" é bastante psicanalítica e sociológica.

  • O Consultor de Imagem & Estilo, é particularmente útil a:
  • pessoas atarefadas, sem tempo ou paciência para "ir às compras";
  • pessoas públicas, cuja tarefa simples de entrar em um "shopping" se torna inviável devido ao assédio;
  • pessoas que compram o que não querem, que freqüentemente chegam em casa e se perguntam "por que comprei?";
  • pessoas que, embora tenham o guarda-roupa "lotado", dizem "não tenho roupa" quando têm de ir a algum evento.
O olhar do consultor é clínico, advindo do estudo detalhado dos diferentes tipos físicos.

  • Percebe a peça que valoriza ou desfavorece o cliente.
  • Ele/a não dirão para você trocar o "pretinho básico" que você "adora", pelo "azul Tiffany" que ele/a "venera!".
  • A escolha de determinada cartela de cores independe do gosto pessoal do consultor.
  • Essa escolha é baseada na análise do contraste entre as tonalidades de "pele x cor".

  • O trabalho busca o equilíbrio;
  • A melhor composição;
  • O guarda-roupa 100% usável e versátil.

Resultado:

  • O cliente se torna um consumidor cônscio de suas possibilidades bem como de seus limites.
  • Qualquer que seja a "moda" (ou a insistência da vendedora que jura que "esse tom de preto ficou maravilhoso em você!" - não é piada, já me disseram isso e eu ri muito; acho que a "moça" captou.)
  • Depois que o trabalho é concluído e o consultor vai embora, o resultado da consultoria fica.
  • E o consumidor se torna apto a decidir.
  • Basta sinalizar as roupas: "vou" ou "não vou" .
  • Sem pânico.