Se você, assim como eu, adora os produtos disponibilizados em, por exemplo, hotéis, bem-vindo ao grupo: fazemos parte de uma estratégia de propaganda muitíssimo eficaz.
- Chocolates, shampoos, condicionadores, hidratantes, sabonetes, espumas de banho...quanto perfume!
- Além de ver, você manipula, utiliza, geralmente gosta e...leva para casa?
- Não que a amostra grátis seja uma novidade, absolutamente.
- Mas o novo "mimo", além da comodidade e do prazer (quem não gosta de ganhar um "presente"?), pretende gravar no cérebro do consumidor a recordação de um momento agradável.
E como recordar (o que é bom, claro) é viver, assim que o produto acaba (mas a sua emoção continua), basta ir até a esquina e procurar por seu "clone".
- Para o fabricante, esta estratégia - o "marketing do experimento" - desencadeia uma ação do consumidor que, estando longe de casa, deseja sentir-se familiarizado, quase um local.
- E que, voltando à rotina, precisa de um "break".
- Sensações transformam-se em emoções:
- "isso tem o cheiro daquelas férias magníficas".
- Emoções se transformam em ações: "vou comprar".
- A venda não é proposta, o despertar do desejo é subreptício.
- Um elo é criado - gerando o consumo das sensações portáteis.