- Há 1 tema recorrente na mídia (impressa, falada, "internetada"): parceria.
- Entre empresas sinérgicas ou entre fabricante (fazendo, por exemplo, embalagens menores) e consumidor ( já que as famílias modernas encolheram, sendo formadas, muitas vezes "por 1 só").
- Parcerias audio-visuais (se o público está do outro lado da rede, a tela é a ponte entre o virtual e o real).
- E até mesmo alguns "casamentos" inusitados...
- A moda é um terreno fértil onde a criação viabiliza (com muita criatividade, muito talento e - muito, claro - marketing) novos canais de distribuição.
As "celebrities" são a bússola de muita gente...
- O exemplo mais icônico é a "joint venture" entre top designers e lojas de departamento.
- Viabilizando o desejo de luxo que o "pop" tem.
- E vice-versa: o "pop" agregando valor ao clássico, criando produtos "high top".
- Artigos de consumo de massa (como jeans e tênis), depois de "assinados", tornam-se "premium".
(o "it" está na sola)
- No 1º caso, as coleções "cápsulas" criadas por Roberto Cavalli e Comme des Garçons para a H&M surpreenderam os puristas.
- As parcerias audaciosas que a H&M fez com Cavalli (moda de elite) e com CdG (que, além dos preços, faz uma moda conceitual, difícil para muitos) - bem como a da Topshop com Kate Moss ou as brasileiras Isabela Capeto com Phebo e Pão de Açúcar ou Alexandre Herchcovitch com Tok & Stok - constituiram-se em "cases" de sucesso.
- As coleções eram pequenas, a matéria prima mais simples, mas a "tag" estava lá afirmando que aquele produto tinha qualidade.
- Era "superior". Tinha ... grife!
H&M e Cavalli para todos
- A turma só parou de comprar quando prateleiras e araras ficaram vazias!
- E o que se comprou ali foi mais do que mercadoria.
- As pessoas estavam comprando um sonho!
- Internet, revistas e TV são os grandes responsáveis pelo fenômeno.
- Moda é um assunto que dificilmente pode ser caracterizado como fútil. Não mais.
- É sinônimo de comportamento.
- A democracia do conhecimento permitiu ao cidadão compreender o quanto há de comunicação por trás de uma peça. Ou de um cabelo.
- Na grade dos programas da TV aberta, houve substituição do espaço antes dedicado à culinária e ao artesanato.
- Gastronomia por ali, só aquelas muito ... fashion!
Bolo do "Solo"
- Quem os ocupa hoje são consultores de beleza, de estilo ou "personal stylists".
- Com direito aos "chats" ("tire suas dúvidas com o especialista").
E aí, caminhando neste post que já se transformou num "tratado" (mas que já está chegando ao fim, eu juro!) chegam à mente (mais) algumas (poucas) palavras:
- "A exuberância irracional" (Alan Greenspan);
- "Extraordinárias desilusões populares e a loucura das multidões" (título do livro de Charles Mackay);
- "Auri sacra fames' (volúpia pelo ouro);
- Cartões de crédito, cheques prédatados, inadimplência...
- Desconclusão: a culpa é da maçã, da serpente ou da ... Eva?