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SURFACE DESIGN by DBStudio

março 31, 2009

Entre o Senso e a Sensação

Hermès
  • Há 1 tema recorrente na mídia (impressa, falada, "internetada"): parceria.
  • Entre empresas sinérgicas ou entre fabricante (fazendo, por exemplo, embalagens menores) e consumidor ( já que as famílias modernas encolheram, sendo formadas, muitas vezes "por 1 só").
  • Parcerias audio-visuais (se o público está do outro lado da rede, a tela é a ponte entre o virtual e o real).
  • E até mesmo alguns "casamentos" inusitados...

  • A moda é um terreno fértil onde a criação viabiliza (com muita criatividade, muito talento e - muito, claro - marketing) novos canais de distribuição.

As "celebrities" são a bússola de muita gente...

  • O exemplo mais icônico é a "joint venture" entre top designers e lojas de departamento.
  • Viabilizando o desejo de luxo que o "pop" tem.
  • E vice-versa: o "pop" agregando valor ao clássico, criando produtos "high top".
  • Artigos de consumo de massa (como jeans e tênis), depois de "assinados", tornam-se "premium".

(o "it" está na sola)

  • As parcerias audaciosas que a H&M fez com Cavalli (moda de elite) e com CdG (que, além dos preços, faz uma moda conceitual, difícil para muitos) - bem como a da Topshop com Kate Moss ou as brasileiras Isabela Capeto com Phebo e Pão de Açúcar ou Alexandre Herchcovitch com Tok & Stok - constituiram-se em "cases" de sucesso.

Comme

  • As coleções eram pequenas, a matéria prima mais simples, mas a "tag" estava lá afirmando que aquele produto tinha qualidade.
  • Era "superior". Tinha ... grife!

H&M e Cavalli para todos

  • A turma só parou de comprar quando prateleiras e araras ficaram vazias!

H&M - Madrid

  • E o que se comprou ali foi mais do que mercadoria.
  • As pessoas estavam comprando um sonho!
  • Internet, revistas e TV são os grandes responsáveis pelo fenômeno.
  • Moda é um assunto que dificilmente pode ser caracterizado como fútil. Não mais.
  • É sinônimo de comportamento.
  • A democracia do conhecimento permitiu ao cidadão compreender o quanto há de comunicação por trás de uma peça. Ou de um cabelo.

  • Na grade dos programas da TV aberta, houve substituição do espaço antes dedicado à culinária e ao artesanato.
  • Gastronomia por ali, só aquelas muito ... fashion!

Bolo do "Solo"

  • Quem os ocupa hoje são consultores de beleza, de estilo ou "personal stylists".
  • Com direito aos "chats" ("tire suas dúvidas com o especialista").

E aí, caminhando neste post que já se transformou num "tratado" (mas que já está chegando ao fim, eu juro!) chegam à mente (mais) algumas (poucas) palavras:


Bazaar

  • "A exuberância irracional" (Alan Greenspan);
  • "Extraordinárias desilusões populares e a loucura das multidões" (título do livro de Charles Mackay);
  • "Auri sacra fames' (volúpia pelo ouro);

Bar Refaeli

  • Cartões de crédito, cheques prédatados, inadimplência...
  • Desconclusão: a culpa é da maçã, da serpente ou da ... Eva?