- Uma bonequinha criada por Ruth Handler (1916-2002), a 10ª filha de um casal de imigrantes poloneses, virou celebridade.
- Depois de ser comprada pela Mattel.
- Em comemoração ao seu 50º aniversário, Barbie (apelido de Barbara, irmã de Ruth) recebeu, em 2009, uma série de homenagens. Ou reconhecimento?
- Participou da Mercedes-Benz (leia-se NY) Fashion Week, foi artigo na The Economist e inspirou edições especiais de carros.
Fiat 500
Beetle
- Apesar de franzir a testa das feministas, a boneca que sintetiza a supremacia da forma sobre o conteúdo é a rainha dos brinquedos infantis.
- Em 2008, segundo pesquisa da America´s National Retail Federation, foi o brinquedo (para meninas) mais popular.
- Na mesma pesquisa, o Wii (da Nintendo) ficou relegado ao 5º lugar.
- Mas, por que esta relíquia continua a ser um ícone no século XXI?
- Porque o vilão dessa crise econômica é, de fato, comportamental (dado que o violento individualismo levou o sistema ao excesso).
- Especula-se que à medida que a recessão torna-se fato, os valores conservadores voltam à voga.
- E Barbie é a imagem de tempos mais simples e gentis.
- Alienada? Loura burra?
- Claro que não.
- Barbie, sabiamente, adapta-se ao tempo. É moderna.
- E flexibilidade, não só a de um corpo perfeito, é um atributo valorizadíssimo, principalmente em tempos difíceis.
- Ela começou (em 1959) como modelo, vestindo um comportado maiô listado "p&b".
- Nos anos 60 (boom da aviação comercial), foi comissária de bordo.
- Nos 80, instrutora de aeróbica.
- A 4 anos atrás, candidata presidencial (negra).
- Qual será o look que melhor representa essa era?
- Aguardemos a próxima Barbie.
"O DNA da Barbie é sempre o atual, em cima da tendência, nunca além dela.
Logo, à medida que o tempo muda, Barbie também muda."
Richard Dickson - gerente geral e vice-presidente mundial da Mattel (divisão Barbie)