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SURFACE DESIGN by DBStudio

julho 01, 2007

Tipo Físico




Dentre as várias atribuições de um consultor de imagem, o mapeamento do tipo físico do cliente é o passo nº 1.

  • A partir daí, passa-se à escolha das peças do vestuário que melhor se adaptam àquela determinada forma.
  • O consultor de imagem e estilo não se detém a indicar o que é moda ou modismo.
  • Antes disso, é um esteta.
  • Olha para a figura como um arquiteto olha para o ambiente.
  • A especialidade de ambos é o espaço.

  • O que cabe neste lugar?
  • Qual é a sua maior área?
  • E a menor?
  • O que mostrar, o que realçar, o que poderia passar despercebido?

  • Teoricamente, há cinco tipos físicos, assim identificados:

  • 1. Retângulo: ombros e quadris alinhados, cintura inexistente;
  • 2. Oval/Redondo: forma compacta na área central;
  • 3. Triângulo Invertido: ombros mais largos do que o quadril;
  • 4. Triângulo: ombros mais estreitos do que o quadril;
  • 5. Ampulheta ou "8" : ombros e quadris alinhados, cintura definida.

  • O objetivo do consultor com relação a cada uma dessas "paisagens", resumidamente, seria:

  • 1. Retângulo: criar uma cintura.
  • Sugestão: saias "evasês";
  • 2. Oval/Redondo: diminuir o volume.
  • Sugestão: nada com pregas;
  • 3. Triângulo Invertido: minimizar os ombros.
  • Sugestão: abolir ombreiras;
  • 4. Triângulo: minimizar o quadril.
  • Sugestão: cores escuras da cintura para baixo;
  • 5. Ampulheta ou "8" : modelagens amplas podem "transformá-la num triângulo", por exemplo.
  • Sugestão: os cortes acentados tanto na parte superior como na inferior do corpo funcionam bem.
  • Qualquer um dos tipos físicos pode, no entanto, apresentar uma área de maior evidência (por exemplo, tipo "8" com seios grandes).
  • Portanto, o passo3 do consultor, é o trabalho de iluminação:
  • escurecer o maior para "escondê-lo";
  • iluminar o menor para "mostrá-lo".
  • Depois da iluminação, a decoração é importante:
  • estampas,
  • listras,
  • recortes...
  • Então, trabalha-se a cartela de cores.

  • O cliente, após a consultoria, torna-se apto a identificar as peças que funcionam e as que não vão, por mais em voga que estejam, trabalhar a seu favor.

  • Independentemente da vitrine.
  • As coleções são apresentadas, o estilista propõe mas o consumidor se impõe.
  • Atua como um semáforo: verde, amarelo, vermelho!

  • Mas como o corpo, acima de tudo, é a moradia da alma, para encerrar, uma frase de Seneca, pensador estóico (1) contemporâneo de Jesus Cristo:

"Não é livre quem é escravo do corpo."

(1) corrente de filósofos que dizia: nada acontece por acaso.