Dentre as várias atribuições de um consultor de imagem, o mapeamento do tipo físico do cliente é o passo nº 1.
- A partir daí, passa-se à escolha das peças do vestuário que melhor se adaptam àquela determinada forma.
- O consultor de imagem e estilo não se detém a indicar o que é moda ou modismo.
- Antes disso, é um esteta.
- Olha para a figura como um arquiteto olha para o ambiente.
- A especialidade de ambos é o espaço.
- O que cabe neste lugar?
- Qual é a sua maior área?
- E a menor?
- O que mostrar, o que realçar, o que poderia passar despercebido?
- Teoricamente, há cinco tipos físicos, assim identificados:
- 1. Retângulo: ombros e quadris alinhados, cintura inexistente;
- 2. Oval/Redondo: forma compacta na área central;
- 3. Triângulo Invertido: ombros mais largos do que o quadril;
- 4. Triângulo: ombros mais estreitos do que o quadril;
- 5. Ampulheta ou "8" : ombros e quadris alinhados, cintura definida.
- O objetivo do consultor com relação a cada uma dessas "paisagens", resumidamente, seria:
- 1. Retângulo: criar uma cintura.
- Sugestão: saias "evasês";
- 2. Oval/Redondo: diminuir o volume.
- Sugestão: nada com pregas;
- 3. Triângulo Invertido: minimizar os ombros.
- Sugestão: abolir ombreiras;
- 4. Triângulo: minimizar o quadril.
- Sugestão: cores escuras da cintura para baixo;
- 5. Ampulheta ou "8" : modelagens amplas podem "transformá-la num triângulo", por exemplo.
- Sugestão: os cortes acentados tanto na parte superior como na inferior do corpo funcionam bem.
- Qualquer um dos tipos físicos pode, no entanto, apresentar uma área de maior evidência (por exemplo, tipo "8" com seios grandes).
- Portanto, o passo3 do consultor, é o trabalho de iluminação:
- escurecer o maior para "escondê-lo";
- iluminar o menor para "mostrá-lo".
- Depois da iluminação, a decoração é importante:
- estampas,
- listras,
- recortes...
- Então, trabalha-se a cartela de cores.
- O cliente, após a consultoria, torna-se apto a identificar as peças que funcionam e as que não vão, por mais em voga que estejam, trabalhar a seu favor.
- Independentemente da vitrine.
- As coleções são apresentadas, o estilista propõe mas o consumidor se impõe.
- Atua como um semáforo: verde, amarelo, vermelho!
- Mas como o corpo, acima de tudo, é a moradia da alma, para encerrar, uma frase de Seneca, pensador estóico (1) contemporâneo de Jesus Cristo:
"Não é livre quem é escravo do corpo."
(1) corrente de filósofos que dizia: nada acontece por acaso.