"Kirsten-Maria Antonieta-Dunst"
Na arte cinematográfica, o sucesso de um filme muitas vezes gera continuações e/ou licenciamento de produtos associados a seus personagens.
- Tudo depende do apelo dos fãs (medido na bilheteria).
- Particularmente, não sou fã do gênero ficção científica (tipo Star Wars) mas, como o exército é grande, sei que não faço a menor diferença. A saga continua.
- Estarei na fila, porém, quando do lançamento no cinema do filme (inspirado na série de TV) "Sex and the City".
- Não somente por causa do figurino de Patricia Smith - que vai além dos "Manolo Blahnik" - mas pela cidade - Nova York.
- NY, na minha modestíssima opinião, é um lugar no qual, por mais que você se produza, nunca será a mais bela; bem como, por menos que se importe, não há chance de ser a mais feia, louca ou descuidada.
- Nova York não é província - vivas à "psiquê blasé".
- É oxigênio puro: se não na alma (há poucas, é verdade), ao menos na mente.
- Dentre as capitais da moda no mundo (Paris, Milão, Londres e NY), só perde no quesito pluralidade de estilos pessoais para Londres.
- ok, há uma pluralidade - ocidentalizada - em Tóquio. Mas Tóquio, mesmo fazendo parte do circuito fashion, ainda não ganhou o status de "capital" (da moda).
Porém, como um todo, os EUA não conseguem ser descritos como um ícone "fashion".
- A insensibilidade de seus governantes (eleitos pelo pouco do povo que vota já que o voto, por lá, não é ato obrigatório - salve democracia) frente aos problemas mundiais, bem como a "cruzada" contra os inimigos da nação demonstram uma imagem desgastada.
- (O belicismo e o descaso com relação ao aquecimento global são ... "neanderthaleses".)
Como moda é mercado, mercado é consumidor, consumidor é pensamento e pensamento é comportamento, percebe-se que pessoas buscam um frescor cultural.
- Moda é fruto do "inconciente coletivo".
- O que está captando a atenção do consumidor ultimamente?
- A observância de tal atitude permite mapear tendências.
- Sinal claro é o recente "review" sobre os valores franceses.
- Releitura da cultura.
- Não que a França tenha saído de moda, jamais!
- É um "vintage".
- Sempre esteve no pódium, ao menos na categoria "hours concours".
À luz da fonte de inspiração da 7ª arte, intui-se que a França foi eleita o (atual) parâmetro.
- "Maria Antonieta" (filme de Sofia Coppola, protagonizado por Kirsten Dunst) foi fonte de inspiração de vários estilistas em 2006: decote, volume, babado, rodado - releitura do barroco.
- Em 2007, público (e crítica) se curvam a outra obra inspirada na cultura francesa:
- Ratatouille (leia-se RAT.A.TUI).
- O protagonista, Monsieur Remy, cujo grande sonho é tornar-se um "grand chef cuisinier ", é um ratinho muito "fofo"!
- O filme vem cercado de uma campanha de marketing poderosa.
- Marketing é resultante de arte e investimento.
- no Brasil, cartões publicitários ("mica") trazem explicações sobre a culinária francesa;
- no exterior, bonequinhos de personagens ("by Disney") encontram-se à venda.
- O primo europeu de Mickey virou "febre".
- Quem tem criança ou pré-adolescente em casa tem dúvida de que idioma essa turma vai querer aprender como ... 3ª língua?
- - Français!