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SURFACE DESIGN by DBStudio

julho 25, 2007

O Retorno de Jedi






"Kirsten-Maria Antonieta-Dunst"

Na arte cinematográfica, o sucesso de um filme muitas vezes gera continuações e/ou licenciamento de produtos associados a seus personagens.


  • Tudo depende do apelo dos fãs (medido na bilheteria).
  • Particularmente, não sou fã do gênero ficção científica (tipo Star Wars) mas, como o exército é grande, sei que não faço a menor diferença. A saga continua.
  • Estarei na fila, porém, quando do lançamento no cinema do filme (inspirado na série de TV) "Sex and the City".
  • Não somente por causa do figurino de Patricia Smith - que vai além dos "Manolo Blahnik" - mas pela cidade - Nova York.
  • NY, na minha modestíssima opinião, é um lugar no qual, por mais que você se produza, nunca será a mais bela; bem como, por menos que se importe, não há chance de ser a mais feia, louca ou descuidada.
  • Nova York não é província - vivas à "psiquê blasé".
  • É oxigênio puro: se não na alma (há poucas, é verdade), ao menos na mente.
  • Dentre as capitais da moda no mundo (Paris, Milão, Londres e NY), só perde no quesito pluralidade de estilos pessoais para Londres.
  • ok, há uma pluralidade - ocidentalizada - em Tóquio. Mas Tóquio, mesmo fazendo parte do circuito fashion, ainda não ganhou o status de "capital" (da moda).

Porém, como um todo, os EUA não conseguem ser descritos como um ícone "fashion".


  • A insensibilidade de seus governantes (eleitos pelo pouco do povo que vota já que o voto, por lá, não é ato obrigatório - salve democracia) frente aos problemas mundiais, bem como a "cruzada" contra os inimigos da nação demonstram uma imagem desgastada.
  • (O belicismo e o descaso com relação ao aquecimento global são ... "neanderthaleses".)

Como moda é mercado, mercado é consumidor, consumidor é pensamento e pensamento é comportamento, percebe-se que pessoas buscam um frescor cultural.

  • Moda é fruto do "inconciente coletivo".
  • O que está captando a atenção do consumidor ultimamente?
  • A observância de tal atitude permite mapear tendências.
  • Sinal claro é o recente "review" sobre os valores franceses.
  • Releitura da cultura.
  • Não que a França tenha saído de moda, jamais!
  • É um "vintage".
  • Sempre esteve no pódium, ao menos na categoria "hours concours".

À luz da fonte de inspiração da 7ª arte, intui-se que a França foi eleita o (atual) parâmetro.

  • "Maria Antonieta" (filme de Sofia Coppola, protagonizado por Kirsten Dunst) foi fonte de inspiração de vários estilistas em 2006: decote, volume, babado, rodado - releitura do barroco.
  • Em 2007, público (e crítica) se curvam a outra obra inspirada na cultura francesa:
  • Ratatouille (leia-se RAT.A.TUI).
  • O protagonista, Monsieur Remy, cujo grande sonho é tornar-se um "grand chef cuisinier ", é um ratinho muito "fofo"!


J'aime Remy!

  • O filme vem cercado de uma campanha de marketing poderosa.
  • Marketing é resultante de arte e investimento.
  • no Brasil, cartões publicitários ("mica") trazem explicações sobre a culinária francesa;
  • no exterior, bonequinhos de personagens ("by Disney") encontram-se à venda.
  • O primo europeu de Mickey virou "febre".
  • Quem tem criança ou pré-adolescente em casa tem dúvida de que idioma essa turma vai querer aprender como ... 3ª língua?
  • - Français!