INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

julho 22, 2007

O termômetro das ruas










fonte: Japanese street fashion site


A inversão cultural ocorrida nos últimos 60 anos, explica como a "contra-cultura" - o movimento do gueto, dos revoltados, dos desajustados, do povo, da massa, dos não nascidos em berço-de-ouro - tornou-se referência para burgueses e nobres.

  • A classe "dominante" não detém mais a exclusividade em ditar as regras do jogo: nem na música, nem no cinema, nem nas artes plásticas e, portanto, nem no estágio final do momento cultural: o vestiário.
  • Quando, em meados dos anos 50, os "bad boys e girls" trocaram o rígido padrão de adequação herdado de seus pais e começaram a andar de lambreta, usar calças e blusas justas (lembram-se de James Dean e Marlon Brando) e jaquetas de couro, alguém deve ter realizado que a alta-costura, ou, mais modestamente, a roupa feita em costureira ou alfaiate tinha sua "morte anunciada".
  • O "prêt-à-porter" (o pronto para usar, o pegue-e-pague) se estabelece.
  • Nos anos 70 (hippie), a "customização" surgiu (embora só recentemente o ato de "fazer do seu jeito" tenha sido mapeado e batizado como tal).
  • Ultimamente (anos 90), a cultura de rua tornou-se influência predominante.
  • É a cultura migrando da base para o topo da pirâmide.
  • A "madame" dançando "rap" (anacronismo para ritmo e poesia), a garotada andando (por opção, não por necessidade) com roupas muito maiores do que si mesmas, cantando "obscenidades" em inglês:
  • "...my hump, my hump, my lovely little lumps (check it out)".
  • O gotejamento (processo individual de criação do estilista para o consumidor) é substituído pelo borbulhamento (processo de observação prévia do consumidor pelo estilista).
  • O enriquecimento sensorial dos estilistas está na rua.
  • A inspiração começa pela observação de "gente como a gente" vagando por aí:
  • o chamado "street style".
  • A missão é captar como as pessoas se comportam e o que elas aceitariam adquirir.
  • Exemplos:
  • Nesta época de movimento, com ênfase ao corpo e ao movimento, quem toparia o "desafio" de vestir uma saia "entrevada" como a executada por Paul Poiret no começo do século XX?
  • Como caminhar, sentar, dançar, correr, ficar à vontade (no sentido que conhecemos)?
  • Quem adquiriria um terno de linho que precisa sair do armário impecavelmente passado e assim permanecer por boa parte do dia?
  • O estilo de vida das pessoas muda.
  • E a indústria da moda, para lucrar, busca a sincronia.