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SURFACE DESIGN by DBStudio

julho 17, 2007

Liberdade de Expressão

(foto: Lynn Procter)

Aparentemente, o consumidor fotografado não pensa que "liberdade é uma calça velha azul e desbotada..."

  • "Jingle" à parte, quem aparece na foto é o antropólogo americano (radicado na Inglaterra) Ted Polhemus.
  • Sr. Polhemus foi o criador do termo "supermercado de estilos" , em contraposição às tribos urbanas.
  • Enquanto a (opção por pertencer a uma) "tribo" isola o indivíduo - mais ou menos, dependendo de qual seja a tribo - limitando-o aos integrantes, cultura e comportamento (da tribo), o "supermercado" permite que a individualidade apareça.
  • Conecta o indivíduo ao globo.
  • Escolho uma informação daqui, uma peça dali, algo que já eu tenho, algo que minha vó tinha, uma forma gótica na bota, uma bolsa "patricinha".
  • Resultado: fui eu quem fez - vi, escolhi, misturei.
  • Que salada! Que seja organizada.
  • E que (o resultado) esteja de acordo com o gosto (personalidade) do freguês!
  • Resumindo, aos olhos dos outros (o mundo) quem é "tribal" tem uma identidade coletiva.
  • Exemplos: Hare-Krishnas, góticos, "emos".
  • A mensagem torna-se um diálogo, pois bilateral:
  • - Você (também) não é um dos nossos.

  • A síntese do talento de Ted Polhemus está estampada em geniais frases:
  • "Aparência é identidade";
  • "Estilo somos nós";
  • "Decorar o corpo nos torna humanos";
  • "O corpo é o espaço da propaganda".

  • A propaganda pode ser enganosa ou não.
  • E, é claro que, há embalagem basicamente sem conteúdo.
  • Mas, foquemo-nos na última delas: "O corpo é o espaço da propaganda".
  • Quanta verdade condensada em somente uma frase.
  • Quem, que não intente vender-se como "top sexy" optaria por vestir decotão, mini (saia), (meia) arrastão, plataforma e maquiagem pesada - ao mesmo tempo?
  • Apenas os que detestam fazer compras (ir ao supermercado)?
  • Imagine...
  • Segundo o antropólogo, a função da aparência é a de facilitar os relacionamentos.
  • Outra conclusão sábia.
  • A "aparência" (difícilmente) passa incólume, ela gera sentimentos:
  • dó, atração, credibilidade, desconfiança, empatia, admiração, repulsa, dúvida...
  • Do piecing ao perfume, o que decora o nosso corpo deve, preferencialmente, ter um propósito claro.
  • Como nossas (sábias) avós diziam: "Essa é a roupa de domingo."
  • (Não serve, pois, para ir à praia).

Link-se: http://www.tedpolhemus.com/