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SURFACE DESIGN by DBStudio

julho 22, 2007

Info-econo-moda






Edifício em ouro

  • À informática, cabe viabilizar informação e transação. Rapidamente.
  • À economia, entender a lógica dos agentes produtores e consumidores.
  • (Deleto, ao menos por hora, a "piadinha" que conta que "economista é o cara que te explica amanhã porque o que disse ontem, sobre hoje, não aconteceu").
  • E à moda, atender aos anseios dos diversos tipos de consumidor. Se possível, antecipadamente.
  • De norte a sul; de leste a oeste; do topo à base da pirâmide social.
  • Dados da Global Richest mostram que as 225 pessoas mais ricas do mundo detêm 1 trilhão de libras (quanto zero à...direita).
  • Essa fortuna corresponde à renda anual de 2.5 bilhões de pessoas mais pobres da terra.
  • No Brasil, segundo a Folha de São Paulo, há 130 mil milionários, cuja fortuna monta USD 573 bilhões.
  • Se o dinheiro, para alguns não é problema, o tempo, ao contrário, tornou-se um recurso escasso.
  • Com perícia, a moda faz as contas e conclui: tempo é dinheiro.
  • E alia-se à Internet.
  • Visando esse milionário mercado, na Inglaterra, uma americana (Natalie Massenet) fundou, em junho de 2000 o "net-a porter": um "shopping de luxo ponto com".
  • Em matéria veiculada na Vogue de julho 2007 (edição americana), Natalie - 42 anos - parece saída de um filme, cujo "happy end" é garantido: num momento-família, a esposa-mãe-empresária posa de salto agulha 12 e vestido de seda.
  • Modelito básico para ir ao parque de diversões com 2 crianças de, provavelmente, 8 e 2 anos.
  • Quase ficção científica mas, voltemos à realidade.
  • A lista de produtos "grifados" hospedada na loja virtual, vai de "A" (de Alexander McQueen) a "Z" (de Zac Posen).
  • O "C" aparece, lamentavelmente, desfalcado (segundo a fundadora do site) pois "Chanel" não faz parte do rol de grifes.
  • A navegação pelo site é rápida e fácil, bem cartesiana, o que aplaca a angústia masculina (parte do público alvo da empresa) quando da tarefa hercúlea de comprar presente para...nós.
  • Porém, como o carro chefe da economia encontra-se mesmo na classe média, há produtos que custam menos de 100 libras.
  • No Brasil, mais modesta porém atentamente, o mercado sofisticado despertou atenção no meio acadêmico.
  • A FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) oferece um MBA em "Gestão de Luxo", coordenado por Carlos Ferreirinha, ex-presidente da Louis Vuitton no Brasil e consultor de diversas empresas do setor.
  • Se os brutos também amam, os milionários também necessitam.

  • "Desejo, necessidade, vontade" (Comida - Titãs)