Magenta Rhododendron
- Este é mais um "info post" sobre as cores, na verdade "ilusões de ótica" que acontecem entre os olhos e o cérebro.
- As cores têm poder. Na Idade Média, por exemplo, foram “um instrumento de grande importância para a principal instituição ocidental da época: a Igreja.”
- Já falamos do azul.
- Agora, a "bola da vez" é o magenta: uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da mistura das luzes azul e vermelha. Ao contrário das demais cores, o magenta não está em uma única faixa de ondas no espectro: sua luz tem ondas tanto de vermelho quanto de azul e na mesma quantidade.
- O magenta é também chamado de fuchsia ou fúcsia, devido à planta (“Leonhart Fuchs”, gênero botânico pertencente à família Onagraceae) de mesmo nome.
- No sistema hexadecimal (utilizado por programas que tratam imagens, como o Photoshop) seu código é #FF00FF, ou seja, quantidades iguais de vermelho e de azul (e verde “zero”).
- O magenta é descrito como “elétrico, refinado e sutil”.
- Esta cor pigmento primária (junto com o azul e o amarelo) tem como cor complementar o verde (cor associada ao espaço, à liberdade, à harmonia, ao equilíbrio e à limpeza).
- Em estudos sobre o significado das cores foi descrita como “uma cor espiritual, mas (que) também possui alusões práticas, parecidas com a compaixão, a ajuda e a bondade.
- (Sob) o ponto de vista negativo, o magenta é como o violeta, nos faz sentir o desejo de afastar as exigências do mundo e evitar os desafios. A psicologia aplicada às cores informa que “algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. (E que) Cada um de nós responde à cor de uma forma particular”.
- Sob este ponto de vista científico, o magenta (a última do espectro) “traz um grau elevado de compreensão e maturidade, em conseqüência da sua passagem por todas as outras cores. Habilidade administrativa é uma de suas características, junto com grande compaixão".
- O magenta é uma cor protetora e nutriente, quente e suave, cuja expressão mais elevada é o amor espiritual ou incondicional.”
- No marketing, a cor descrita como “exuberante” é indicada para os rótulos de bronzeadores.
- Feminina, o magenta e seus matizes sempre estão presentes na cartela de cores de esmaltes e batons.
- A primeira dama Michelle Obama usou um vestido “fúcsia” - cor excêntrica popularizada na década de 60 - para a capa da Vogue de março.
- A Saks Fifth Avenue de NY, depois de uma reportagem no Wall Street Journal exaltando a cor como tendência de modas feminina e masculina, abasteceu suas prateleiras com camisas e gravatas “magenta”.
- Vibrante e vigorosa, o magenta (e suas variações) integrou a palheta de cores das semanas de moda Primavera/Verão 2009/2010 brasileiras.
Maria Bonita Extra (imagem Uol)
- O magenta, apesar de “gritante”, é uma cor clássica: ilustrou os cartazes, por exemplo, dos filmes “Maria Antonieta” de Sofia Coppola e “Amadeus” de Millos Forman.
- Sugerindo a vida rica, porém atribulada vivida pelas personagens, retratos de tantas outras existências.
- Fontes: Wikipedia; http://www.webartigos.com/articles/3745/1/cor-como-ferramenta-de-comunicacao-e-marketing/pagina1.html; http://www.euroresidentes.com/portugues/cores-do-zodiaco/significado-magenta.htm; http://www.rodrigo.pro.br/agendadamamae/cores.htm; http://lawinstyle.blogspot.com/2009/05/nova-cor-fucsia-ou-magenta_31.html; http://www.filmespolvo.com.br/site/artigos/close/608