- Marc Jacobs é um dos estilistas mais relevantes da atualidade. E que vai ficar na história.
- Nascido em NY, viveu as "disco nights" dos anos 80 e se formou em moda na Parson´s School of Design.
- Debutou na moda com uma coleção "grunge" (imagine bermudas enormes, moleton e acessórios pesados ao som de Nirvana - tudo muito... "grunge"), mas foi demitido da empresa (a Perry Elis).
- Em 1997, assumiu o cargo de diretor de criação da Louis Vuitton (feminina, masculina e acessórios) e, mesclando ousadia ao DNA clássico da marca, a revigorou.
- Basta olhar a coleção da grife de dezembro 2008: Jacobs releu, mais uma vez, a obra do artista plástico (e seu amigo) Stephen Sprouse, "pixando" o logo marron com uma profusão de tons neon. E arrasou!
- Jacobs comanda ainda 3 marcas próprias: uma "top" (MJ), outra "popular" (Marc by MJ) e a Mark Kids, dedicada aos filhos dos fashionistas.
- Como todo conglomerado "fashionômico", assina, claro, linhas de acessórios (perfumes, óculos, bolsas e sapatos - e sapatilhas: como as "ratinho" e as "miss Marc", gracinhas que continuam a "inspiram" quem surfa na onda alheia).
- Nesta Semana de Moda de Nova York, o estilista, mais uma vez, recebe aplausos da platéia e da crítica mais do que merecidos.
- Resumindo a ópera, Marc Jacobs "é o cara".
"(desfiles) Não são apenas para vender roupas.
São a oportunidade de dar às pessoas motivos para sonhar e romantizar."
Fotos (Primavera Verão 2009/2010): Robert Mitra