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SURFACE DESIGN by DBStudio

setembro 11, 2009

Amarelo: Felicidade e Moderação


“O amarelo tem uma tal tendência ao claro que não pode haver um amarelo muito escuro."
Kandinsky

  • Entre a antiguidade e a era Medieval, a função principal dos amarelos era imitar o ouro. Eram produzidos através da bílis de peixe e outros animais, pedras e extratos vegetais, todos, porém, com grande tendência fugitiva (Como curiosidade, o genuíno amarelo indiano era obtido através da mistura de urina de vaca com lama.)
  • O amarelo é alegre: é a cor do “be happy”, carinha simpática e icônica reconhecida globalmente.

  • No “Fashion Color Report” da Pantone (Primavera 2009) “o amarelo continua a marcar pontos no mundo da moda. O (picante) “Super Lemon” traz uma perspectiva divertida, e otimista para a cartela. Essa luminosidade é determinada para evocar o sorriso e também provocar o consumidor”.
  • Na palheta da “autoridade em cores em padrões industriais” o tom da cor, em 2010, é o “Aurora“ (Pantone 12-0642 C/M/Y/K 4/5/72/0 GOE 2-1-3C)”.

Moda à parte, as cores, para muitos, têm, literalmente, poder.

  • Através delas, a personalidade pode ser auferida. A título de curiosidade, fiz o “Teste (psicológico) das Cores”. E tenho de concordar: as cores são poderosas!
  • O amarelo é associado ao astro Rei.
  • Representa dias quentes bonitos e agradáveis (desde que sob o ar condicionado. Santa tecnologia!), atrai pensamentos otimistas e auto-satisfação. Essa cor é muito boa para a comunicação, criatividade, atenção, bom-humor e socialização.
  • Na decoração, “é indicado para ambientes de criação e estudos, locais religiosos ou em salas de jantar, pois estimulam o apetite”.
  • Na gastronomia, a cor é parâmetro de qualidade: o espumante "Don Giovanni Stravagganza Brut” é descrito como “de coloração amarelo palha, de brilho marcante com reflexos esverdeados” enquanto seu “irmão”, o “Nature Champenoise” apresenta “coloração amarelo palha com nuances douradas e excelente brilho”.

Qualidade também é imprescindível nas artes.

  • Vincent Willem van Gogh, com objetivo de decorar a sua casa em Arles (conhecida como “A Casa Amarela”, retratada em uma de suas obras), pintou a série de quadros com girassóis.
  • Segundo alguns, Vincent teria sofrido de xantopsia (visão dos objetos em amarelo), por isso exagerava no amarelo em suas telas.

  • O amarelo traduz energia. Energia, sinônimo de vibração e som.
  • Em 2000, o single "Yellow' (do Coldplay) foi usado como vinheta promocional do canal ABC.
  • Em 1966, o disco (e depois filme) “Yellow Submarine” dos Beatles, de 1966, foi considerado “atípico” (eufemismo para “ousado, fascinante, irregular, fraco, psicodélico).
  • Agora, depois de quase meio século, os estúdios Disney e o cineasta Robert Zemeckis produzirão uma versão do "YS" em três dimensões, com data de estréia prevista para 2012.
  • O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores vermelha e verde. Encontra-se entre as faixas 565 nm e 590 nm do espectro de cores visíveis.
  • É considerado o mais expansivo entre os matizes, assim como o que mais atrai os olhos.
  • O amarelo era a cor-símbolo do Imperador da China e, por consequência, da monarquia chinesa.
  • Para os estudiosos em segurança pessoal e patrimonial, é a cor mais adequada, pois qualquer corpo que tenha o amarelo como fundo – mesmo sob a escuridão – é facilmente perceptível, sendo assim a cor recomendada para muros e portões.
  • Em muitos países, o amarelo é usado para representar os táxis. A cor também costuma ser usada nas "páginas amarelas" das listas telefônicas para designar anúncios classificados.
  • Muitas marcas fazem uso do amarelo e do vermelho, onde o amarelo indica vazio e o vermelho calor, o que sugere fome ou até sede.
  • O amarelo, assim como o vermelho, é uma cor que chega facilmente aos olhos. É controladora de estímulos visuais, mas, depois de algum tempo, ela pode trazer um pouco de desconforto e fadiga.
  • Indiretamente, as pessoas são forçadas a saírem do estabelecimento para dar lugares para outros consumidores - é a cor por excelência dos "fast foods".
  • Tal dicotomia (atração versus repulsão) pode explicar a confusão informacional que a luz amarela dos semáforos causa a motoristas e transeuntes: seu dimensionamento incorreto é uma das principais causas de acidentes nos cruzamentos.
  • Então, quando você cruzar com um amarelo na esquina, tenha cuidado!

  • E siga feliz!

PS: a ambientação do último capítulo de "Caminho da Índias" (hoje) foi... amarela. Da gafieira ao casamento da Tonia e do Tarso.

  • Coincidência?

Fontes: http://www.emporiomichelangelo.com.br/pigmentos.htm, http://www.pantone.com.br/FCRSpring2009.pdf; http://www.fashiontrendsetter.com/content/color_trends/2009/Pantone-Fashion-Color-Report-Summer-2010.html; http://www.bne.com.br/cores/default.asp;http://www.fotolog.com.br/forfun/38137647; http://www.vinhosevinhos.com/por_produtor.asp?iCodFabricante=38; http://discografiananet.blogspot.com/2009/02/coldplay-discografia-2000-2008.html; http://musica.uol.com.br/ultnot/efe/2009/08/20/disney-fara-versao-3d-de-yellow-submarine.jhtm; http://imasters.uol.com.br/artigo/3311/teoria/o_amarelo/;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelo