- Título da parceria entre o shopping Rio Sul e a pesquisadora de moda (entre tantos outros títulos, no qual incluo o de uma pessoa delicadíssima) Paula Acioli, o evento "De Bem com a Moda" inaugurou seu circuito de palestras hoje, 30 Outubro, com o tema "a moda e o cinema".
- Nesta 1ª palestra (outras acontecerão nas últimas quartas feiras de cada mês, exceto em dezembro, por motivos óbvios) houve a participação de uma convidada muito especial: Chris Nicklas (apresentadora do "Tamanho Único" no GNT, comentarista da cerimônia do Oscar no TNT, ex-modelo, amiga da Paula e por último, mas tão importante quanto, super gentil).
- A proposta do evento aparece explícita na peça de divulgação e na credencial: entender a moda por outro ângulo.
- Esta viagem de "cabeça pra baixo" começou com a exibição de um filme/documentário sobre a relação sinérgica entre a 7ª arte e o penúltimo "ator" da indústria têxtil: os estilistas (o último e decisivo posto é ocupado pelos consumidores, responsáveis pelo "gol").
- O cinema feito em Hollywood vive, hoje mais explicitamente, do poder de persuasão que seus astros exercem sobre a platéia.
- Esses "súditos", por identificarem-se com os atores, as atrizes ou suas personagens replicam sua aparência (cabelos, make ups, bolsas, sapatos, roupas, ou - no mínimo - a cor de seus batons ou esmaltes). São influenciados por seus comportamentos. E, se depender da tecnologia, no futuro, quem sabe, imitarão até mesmo seus perfumes...
- Pecado? Não, sinal dos tempos.
- Como disse Jean Paul Gaultier no filme exibido, acerca de sua coleção 2008 inspirada no filme "Piratas do Caribe", repleta de ossos e esqueletos, "pirataria é o que a moda faz o tempo todo!".
- Simples, assertivo, honesto. E genial.
- Em outro trecho, um diretor da loja de departamentos americana Macy´s afirma: quando o cliente vê nas araras uma peça similar à que viu no cinema, as vendas disparam!
- Para os figurinistas, o guarda-roupa das personagens "fala" antes destes (inclusive o dos figurantes).
- As (mudanças de) roupa indicam até mesmo o momento de vida do personagem (como a troca das plumas que fez um "patinho feio" transformar-se no "cisne belo").
- Ou a Gata Borralheira tornar-se uma bela Cinderela.
- Nesta construção de personas, detalhes ínfimos aos olhos leigos são absolutamente importantes: um cabelo solto revela maior feminilidade, as lingeries coadunam-se ao visual exterior (afinal, raro é a tímida que usa um fio dental).
- Um figurinista resolve mais as crises de identidade do que 1000 analistas - eu quero um. Só pra mim. Preciso de uma "figurinista personal"! Que seja ela...
- Patricia Fields é a mulher responsável pelas 4 mulheres de "Sex and the City". E do 5º elemento da série que virou filme: a moda.
- Mas a parceria B2B entre o cinema e a moda começou em 1980, quando Giorgio Armani "vestiu" o "Gigolô Americano", personagem de Richard Gere (papel recusado por Christopher Reeve e John Travolta).
- Filmes e indumentária têm algo em comum: ambos quebram paradigmas.
- Como exemplos imediatos, surgem na memória coletiva da história astros (gente) como M.Monroe, E. Presley, J.Dean, M. Brando...
- E Audrey Hepburn, na pele de uma "moça de vida fácil" muito tranquila, chamada "Holly Golightly", que eternizou, desde 1961, o clássico LBD (pretinho básico) adornado pelos "acessórios da moda" 2009: as pérolas (1).
- No encontro, as palestrantes lembraram que, atualmente, as atrizes (do cinema americano no mundo ou da novela global no Brasil) são as estrelas das capas das revistas.
- No posto de "models", elas e/ou suas personagens mesclam-se, seja no "red carpet" seja na cara da capa, por exemplo, da "Caras" ou da "Quem".
- Ser estrela dá lucro. Tanto que tantas "celebridades" não só vestem como assinam coleções.
- Que vendem. Muito.
- Exemplos atuais: Gwyneth Paltrow, Madonna, Jennifer Lopez, Rihanna, Justin Timberland, Gisele Bündchen, Kate Moss.
- Estas celebridades tornaram-se profissionais "barra": ator / cantor / modelo / empreendedor...
- Empreendedorismo: "capacidade de transformar conhecimentos e bens em novos produtos" (Wikipedia).
- O encontro desta noite do "De Bem com a Moda" informou e fez pensar.
- Começou com um coquetel gourmet e terminou marcando um "gol de placa", distribuindo à platéia uma "Moda do Bem":
o eco-lápis da P&K
e a shopping bag do Rio Sul
- Parabéns e obrigada à Paula Acioli (e à sua convidada especial, Chris Nicklas) pela palestra/aula deliciosa!