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SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 22, 2009

A Função da Cor

Tiffany & Co.

  • O mundo contemporâneo é marcado pelo poder da imagem.
  • Cores influenciam a transmissão de sentimentos, sensações e mensagens.
  • Carnaval, fotografia, cinema, TV, imagens computadorizadas são, primordialmente, espetáculos de sons, formas e cores.
  • Quanto maior a saturação (croma), maior a vivacidade da cor (cores “vivas”).
  • Mas “a cor não tem existência material, é apenas uma sensação provocada pela luz sobre o orgão da visão”.
  • O azul é uma das três cores-pigmentos primárias. (As outras são o amarelo (vermelho + verde) e o magenta (vermelho + azul violetado)).
  • Cor primária é aquela que não pode ser decomposta em outras cores. Essas cores são misturadas entre si para produzir as demais cores do espectro. Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conhece como cor secundária, e ao se misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária.
  • A cor pigmento difere da cor espectro. (Neste caso, as cores primárias são o vermelho, o azul e o amarelo. )
  • O azul, entre os matizes, é o menos expansivo aos olhos.
  • Segundo o “Decálogo do Colorista” de Lacroix, o azul deve ser usado pelo pintor nas áreas mais sombrias.
  • Na obra “Zur Farbenlehre” (“Em direção à Doutrina das Cores”), o poeta Johann Wolfgang von Goethe, descreve a cor da segunte forma: “carrega em si a escuridão, posto que deriva da cor negra, nos transmite o sentimento de frieza e vazio.”
  • Na música, começou como um lamento dos africanos e seus descendentes no sul dos EUA (onde o termo "blue" significa tristeza, ao contrário do Brasil onde o a expressão "tudo azul" significa que está tudo "ok").
  • A cor costuma estar associado à depressão e à monotonia. E, por outro lado, também à paz, à ordem e à harmonia.
  • Credita-se à cor efeitos relaxantes. O azul seria capaz de promover serenidade e de eliminar tensões, estresse e dores de cabeça, além de tratar todos os distúrbios da garganta ou das cordas vocais.
  • No Feng Shui, a cor é associada com a madeira, simbolizando crescimento e esperança, mas para os chineses, é a cor fria e secundária da lamentação que os projetistas evitam nas construções.
  • Na publicidade, possui grande poder de atração; é neutro nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório, sendo indicado em anúncios que caracterizem o frio.

"Kaiser"

  • Por ser profunda e calma, é a cor preferida pelo público adulto.
  • Quando sombrio, o azul chama ao infinito.
  • Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.

Mas o azul já foi alvo de preconceitos: no começo da Idade Média, o vermelho era a cor da nobreza, enquanto o azul era dos servos. Os tecidos eram tingidos de azul com o pigmento extraído de uma planta chamada Ísatis, ou pastel-de-tintureiro que fermentava em urina humana (fonte: Wikipedia).

  • De lá para cá, muito mudou.

Lagerfeld

  • Na moda, o “navy” é dá nome ao tom e ao estilo ("marinheiro").
  • Propagado nos anos 20 por coco Chanel, o estilo náutico é um clássico sempre revisitado pelos estilistas.
    E até o tom de azul da caneta “Bic” já faz parte da cartela de cores de diversos designers.
  • “Tiffany Blue” é o nome do tom da caixa icônica da joalheria Tiffany & Co, protegido por lei contra reprodução em algumas jurisdições dos EUA.
  • É produzida exclusivamente, sob encomenda da joalheria, pela Pantone sob a referência (número PMS) 1837 (ano de fundação da Tiffany’s), não constando, por esta razão, no catálogo (Pantone Matching System) da empresa especialista em pigmentos.

Curiosidade: na Alemanha, a expressão blau werden ("ficar azul")

significa... "ficar bêbado”.


Fontes: "O Universo da Cor" (Israel Pedrosa, editora Senac); Teoria das Cores (http://www.maltanet.com.br); http://blig.ig.com.br; http://www.plugmasters.com.br; artigo de Fabrício Alves; “Sobre e Arte Moderna e outros Ensaios” (Paul Klee, editora Desarte); "A Cor no Processo Criativo “ (Lílian Ried Miller Barros, editora SENAC).