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SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 13, 2009

Identidade Fashion

Mary Quant
  • Quando a moda "cresceu e apareceu", era ditada pelos criadores de moda que, à época, não tinham sequer o título de estilista.
  • Eram costureiros, que transformavam seus gostos, idéias e desejos em trajes.
  • E os vendiam às mais diferentes criaturas, que jamais ousavam reclamar...

  • Esse tipo de fluxo (cujo nome técnico é trickle down) representa o "gotejamento", processo que vai da fonte ao consumidor.
  • Décadas depois, os jovens de então decidiram romper barreiras, derrubando muitas ditaduras.
  • Proclamavam-se livres, e por isso foram etiquetados de "juventude transviada".
  • Porque não agiam como e nem usavam mais as mesmas roupas que seus pais.

James Dean - "Rebelde sem Causa"

  • Buscavam algo diferente, fresco... personalizado.
  • Renegavam o que "vinha de cima", impondo sua própria (nova) cultura.
  • A "rebeldia" inverteu o fluxo!
  • E o (novo) fenômeno foi batizado de bubble up.
  • Ao invés de água pingando, o que se via eram bolhas subindo.
  • Essa é a gênese do que hoje conhecemos como "street style".

The Romeo Report

  • A moda de rua, que tem como ícone internético o blog The Sartorialist, passou a influenciar os criadores.
  • Hoje, os estilistas propõem - não impõem - o que a gente vai usar.
  • Tão importante quanto outros elementos atuantes na criação é aquilo que o povo veste, canta, vê, lê e ... aceita.
  • A Nike - pensando em tudo isto - tem em sua gama de produtos os NikeId.

  • Porque identidade entre produto e consumidor é básico.
  • A Nike pergunta: "Qual é a sua inspiração?"
  • Customização: é disso que o consumidor gosta.

  • Hoje, o "gotejamento" subexiste sob a forma de merchandise.
  • Performado pelas "celebridades".
  • Nos "tapetes vermelhos". Na tela da TV. Nas capas das revistas.
  • Esta é a era do marketing viral (mais um onda, mais um estágio, um outro "fenômeno").
  • Releitura do trickle down? Aparentemente, sim!
  • Assunto que dá "pano pra mangas".
  • Que fica, claro, para um próximo post.