“Fotografia não é alguma coisa da qual alguém se demita"
- Com esta frase, Annie Leibovitz deixou o palco do International Center of Photography, que a homenageou com o troféu Infinity Award em maio.
- Com um vestido preto simples, óculos e os cabelos soltos de sempre, a fotógrafa de moda de 59 anos foi saudada pelos fotógrafos com estas frases:
- Vida longa!
- Trabalhe até o fim!
- Ela lembrou que vários colegas de profissão viveram muito:
- Lartigue viveu até os 92 anos, Steichen 93 e Cartier-Bresson 94.
- Irving Penn completará 92 no próximo mês e ainda está na ativa!
- Mas a autora das fotos icônicas, polêmicas e autorizadas de John Lennon e Yoko Ono para a Rolling Stone (acima) e de Demi Moore para a Vanity Fair (abaixo), tangencia a falência.
- Apesar de receber (especula-se) US5 milhões por ano da Conde Nast e cerca de US250 mil por dia em campanha publicitária de clientes do naipe de Louis Vuitton, a fotógrafa compulsivamente perfeccionista acumulou dívidas estimadas em US24 milhões!
- Há anos, Leibovitz vem gastando uma fortuna em imóveis de luxo (como uma cobertura em Chelsea, uma casa no Greenwich Village, uma sala em Rhinebeck e um "pied-à-terre" em Paris, às margens do Sena).
- Em setembro, a batalha que enfrenta contra um de seus credores deve chegar ao fim.
- Caso não consiga quitar a dívida, perderá, além dos imóveis, os direitos autorais sobre a sua obra.
- Leibovitz vive, após um sonho glamuroso e dourado, um pesadelo em preto e branco.
Fonte: The NY Times
Imagens: reprodução
- (Gente, olhando o John, em posição fetal, abraçando a Yoko, dá para perceber que o amor entre um homem e uma mulher existe. Tanto que levou este amante e doce trovador a compor "Woman").
"Amor é um livro, sexo é esporte,
sexo é escolha, amor é sorte..."