- Um dos fenômenos comportamentais surgidos na era do hiperconsumo foi a necessidade de afirmação do status através de peças assinadas.
- O prazer de consumir não satisfez-se mais por conta da quantidade e nem necessariamente na qualidade dos objetos "per se".
- Passou a residir na exclusividade, dado que a necessidade de diferenciar-se do "próximo" é da natureza humana (desde que, de certa forma, permaneçamos "iguais" àquela tribo que nos interessa).
- E nada mais evidente do que a vestimenta - armadura urbana - para alcançarmos o alvo.
- A "armadura" nos diferencia da massa consumista logo de cara.
- Ou de corpo.
- Desde a década de 80, as etiquetas "de luxe" cresceram e apareceram.
- Bolsas ganharam nomes, lista de espera e valor intrínseco.
- Para que não restasse a menor sombra dúvida de quem se "é", afinal, a 1ª impressão, dizem, costuma ficar.
- O nome do luxo tornou-se parte integrante e de suma importância, de estampas a aviamentos.
(Houve até um comercial de gosto e ética duvidosos, dirigido ao público infantil, onde um "guri" dizia: "eu tenho, você não tem", alguém se lembra?)
- Mas como a vida é uma "grande comédia", alguns designers perceberam que ela (a grife ou a vida?) não é para ser levada tão a sério assim.
- A Moschino foi uma das primeiras grifes a "brincar", com muito bom gosto, com esse fetiche fashion.
- Dependurando suas 8 letras, maiores e mais legíveis do que os 2 Cs da Chanel, mesmo no espaço geralmente reduzido dos cintos.
- Agora, quem resolveu "brincar em cima daquilo" é Patricia Field (a mulher responsável pelos looks personalisadíssimos das 4 meninas de Sex and the City, a série e o filme).
- Mesmo num "pretinho básico", a personalidade de cada uma das personagens salta aos olhos, é ímpar!
- Surfando na onda grafite neon de Marc Jacobs para Louis Vuitton, as bolsas e roupas de Patricia Fields para Crystal Ball são para todas, exceto as tímidas, discretas, "low profiles" ou as que ainda levam a tal da moda a sério...
- Se a vida é pop, vamos a la festa!
- O "dress code" da vez é o neon.
PS: "Sex and the City 2 - o filme" tem estréia marcada para Março 2010.