INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 16, 2009

Grife e Identidade

  • Um dos fenômenos comportamentais surgidos na era do hiperconsumo foi a necessidade de afirmação do status através de peças assinadas.
  • O prazer de consumir não satisfez-se mais por conta da quantidade e nem necessariamente na qualidade dos objetos "per se".
  • Passou a residir na exclusividade, dado que a necessidade de diferenciar-se do "próximo" é da natureza humana (desde que, de certa forma, permaneçamos "iguais" àquela tribo que nos interessa).
  • E nada mais evidente do que a vestimenta - armadura urbana - para alcançarmos o alvo.
  • A "armadura" nos diferencia da massa consumista logo de cara.
  • Ou de corpo.
  • Desde a década de 80, as etiquetas "de luxe" cresceram e apareceram.
  • Bolsas ganharam nomes, lista de espera e valor intrínseco.
  • Para que não restasse a menor sombra dúvida de quem se "é", afinal, a 1ª impressão, dizem, costuma ficar.
  • O nome do luxo tornou-se parte integrante e de suma importância, de estampas a aviamentos.

(Houve até um comercial de gosto e ética duvidosos, dirigido ao público infantil, onde um "guri" dizia: "eu tenho, você não tem", alguém se lembra?)

  • Mas como a vida é uma "grande comédia", alguns designers perceberam que ela (a grife ou a vida?) não é para ser levada tão a sério assim.
  • A Moschino foi uma das primeiras grifes a "brincar", com muito bom gosto, com esse fetiche fashion.
  • Dependurando suas 8 letras, maiores e mais legíveis do que os 2 Cs da Chanel, mesmo no espaço geralmente reduzido dos cintos.

  • Agora, quem resolveu "brincar em cima daquilo" é Patricia Field (a mulher responsável pelos looks personalisadíssimos das 4 meninas de Sex and the City, a série e o filme).
  • Mesmo num "pretinho básico", a personalidade de cada uma das personagens salta aos olhos, é ímpar!

  • Surfando na onda grafite neon de Marc Jacobs para Louis Vuitton, as bolsas e roupas de Patricia Fields para Crystal Ball são para todas, exceto as tímidas, discretas, "low profiles" ou as que ainda levam a tal da moda a sério...

  • Se a vida é pop, vamos a la festa!
  • O "dress code" da vez é o neon.


PS: "Sex and the City 2 - o filme" tem estréia marcada para Março 2010.