Lembrasse eu onde tinha lido, juro que dava o crédito da matéria.
- O fato é que tenho vários ótimos "Favoritos" - e dedos nervosíssimos.
- Ao visualizar um link sedutor, vou lá e ... "enter".
- Bem, estava eu por aqui, navegando por lá ou acolá, quando encontrei um artigo (1) que falava do segredo do sucesso das marcas, segundo ... alguém relevante. (2)
- a inovação
- a coerência
- a antecipação
- o "front desk" eficiente
- a globalização e ...
- (last but not least) a flexibilidade e a adaptabilidade.
- Sem inovação, até os camelôs iriam à falência - que "imitação prestigiosa" eles comercializariam ? (3)
- Coerência é o mínimo que se espera de uma marca: dá para "confiar" em uma grife que mistura "strass" com "brilhante"?
- A antecipação traz o conceito de individualidade: posteriormente, quando se torna aceita por um grande número de consumidores, vira modismo.
- O front-desk é a equipe de vendas. Quem está mais perto do consumidor tem de conhecer do produto final mas, principalmente, tem de saber comunicar-se eficientemente.
(Tem coisa mais "brochante" do que entrar numa loja e ser abordado pelo vendedor com a frase: "procurando por alguma coisa especial?"; ou ser "caçado" quando estamos apenas olhando a vitrine?).
- Globalização: essa etapa precisa de trilha sonora de 1966: "Here, there and everywhere". Desde antes dos Beatles, sucesso é reconhecimento.
- Flexibilidade e adaptabilidade: antenar-se, plugar-se, conectar-se, adaptar-se e ...mudar de rumo, se constatada a necessidade. Ou a urgência.
Focado na meta - o sucesso - e atento ao caminho, resta escolher a música incidental:
"Somewhere over the rainbow..."
(Quanto à felicidade, esta depende, segundo Buda, do caminho do meio.)
- (1) Lembrei: http://www.portugaltextil.com/
- (2) Achei: Marc Joseph, CEO da DollarDays e autor do livro "Segredos do varejo: Como bater a Wal-Mart".
- (3) Quanta polidez e quanto eufemismo há nas palavras do antropólogo francês Marcel Mauss.