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SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 01, 2007

Não ao Desperdício - Sim à Funcionalidade

(Stella McCartney)

Este artigo não pertence à coluna economia.

Apenas serve-se desta ciência social (a economia não é uma ciência exata: ela se utiliza da matemática para demonstrar uma boa parte dos fenômenos sociais) na tentativa de elucidar os consumidores que:

  • o barato (geralmente) sai caro;
  • o modismo vai (e caso volte, volta "diferente");
  • a "abdução" pelos modismos deve ser restrita a pouquíssima peças;
  • o "investimento" (qualitativo ou quantitativo) deve ser feito apenas no que se perpetuará.
  • O importante, de fato, é que cada novidade adquirida retarde a sensação de ter, impostergavelmente, de adquirir outra nova.


  • O armário lotado não significa poder.
  • O armário planejado, porém, transmite a sensação de tranqüilidade.
  • Logo, opte sempre pelo investimento (que consiste em gastar com o intuito de recuperar a despesa).
  • Evite "queimar o custo" (a utilização precária do capital).
  • Algumas idéias que prometem "lucratividade":
  • Formas fluidas, aeradas
  • Volumes: na forma de "layers" (camadas, cascatas verticais)
  • (cuidado se houver volume nas regiões do abdômen e do quadril)
  • O novo "new look" reaparece curvilíneo
  • Vermelho: a cor é um clássico
  • (prefira os tons mais apagados, menos "Marilyn")
  • Pretos e sombras: aposta dos estilistas
  • O gradiente do cinza vai do cimento-metrópole às nuvens celestes que anunciam tempestades
  • Tricôs: remetem ao "cocooning" (tendência à interiorização, a recolher-se ao casulo)
  • Malhas discretamente "oversized", o que significa conforto
  • (afinal, às vezes, mais é mais mesmo)

  • Graças, em boa parte à Internet, a democracia imperou: "o mundo está plano".
  • E o tema étnico é multi-cultural: xadrez escocês, motivos apache, elementos afro e ... ursos do Alasca (estes bem representados por Stella McCartney e sua filosofia "animal free").
  • E "penas vegetais", que a Prada utilizou em seus casacos.