INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
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SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 31, 2010

Consumo Feelosófico

1

  • Consumidores adultos também querem "Pamper's".

Não, não queremos fraldas, queremos "mimos"!

  • O consumidor do século XXI espera mais do que produtos: quer experiência, estilo de vida, informação, comprometimento, parceria, etc.
  • Além do óbvio - produtos e serviços - buscamos nos surpreender! Sentir...

2

  • Exemplo: frequento um bistrozinho italiano aqui no Rio que considero ter o melhor staff do mercado, não apenas local (é verdade que não costumo mudar por mudar: a qualidade tem o dom de me "fidelizar", então deve haver mais lugares impecáveis por aí, eu é que não os conheço).
  • Além do padrão de qualidade dos pratos (ok, eu peço - quase - sempre o mesmo: que nunca está mais ou menos cozido, cru, salgado, doce, etc. - o que também acontece na casa da minha mãe, nunca na minha...) o que me impressiona, desde o começo ("bato ponto" há 1 década, no mínimo) é a delicadeza (sem frescura) da equipe (basicamente a mesma no período).

Empreendedorismo é, como a moda, uma arte.

A arte de entender não mais o outro, mas o próximo.

  • (A propósito, publicamos uma entrevista sobre a peculiar escolha de empreender com o CEO da TrusInfo).
  • Hoje, li um artigo (da Luciana Stein) entitulado "Servir para Vender".
  • Que começa com este pensamento:

  • Li e recomendo. Link-se no Trendroom.
  • (No Ipod do db rola um vintage do rock made in Brasil: "Comida")

Imagens 1 e 2: Fuerza Bruta (assisti em NY há uns 3 anos, pretendo, se possível rever e tb recomendo).


PS: Na contramão dos rumos atuais do mercado, algumas empresas dispensam preocuparem-se com o pós venda. Em julho, comprei 2 vestidos numa loja: o de "festa" ficou ótimo; mas o da ocasião (leia-se liquidação), experimentei correndo, sobre o jeans, e de olho na "tag". Cheguei em casa, arranquei a dita cuja, tomei um banho e vesti o "horror"! Tirei na hora! Fazendo curta uma longa história, a empresa não trocou a peça, porque estava "sem etiqueta". Tudo certo, não fosse a justificativa que recebi, via e-mail, do SAC: sem etiqueta não há troca porque "nossas clientes são muito exigentes". Agradeci por me informarem que eu não pertencia a tão "exclusivo" rol. Mas lá, custe o que custar, não entrego meu dinheirinho. Nunca mais!

Dugub Gudu

  • Ou "saltos duplos".
  • Feito na Coreia do Sul.
  • Designer: Johan Olin

agosto 30, 2010

It Looks

1

  • Famosos, no 62º Emmy Award, no Teatro Nokia, em LA.

2

  • Suportes da moda que

3

  • nós, simples mortais, olhamos,

4

  • desejamos e

5

  • (torcem os designers) replicaremos!

6

  • No tapete vermelho desfilaram...
  1. Kyra Sedgewick: gótica, de roxo eclesiástico;
  2. Seal e Hiedi Klum: minimalistas fakes (adoro!);
  3. Kelly Osbourne: black sexy sereia;
  4. Keri Russell: romântica, pink penélope charmosa;
  5. Amy Poehler: gelo (ice irlandês até no cabelo);
  6. Eva Langoria: sereia rainha: black to basics. O must!

Imagens: Socialite Life

Groove: Crua

  • Sabe quando um som (melodia, letra e música) "gruda" na mente?
  • Esta batida - tribal - colou e não desgruda: no momento, é o meu 100% tudo de bom D +.
  • Mix sonoro de estilos com tempero regional ("sente" o sotaque).
  • Artista: Otto. Música: Crua


PSs:

  1. Baixo calão é mera convenção? Sim.
  2. Pode ser sonoro? E necessário...
  3. Depende do contexto? Lógico!
  4. Vale tudo na poesia? Principalmente a democracia.

(Só entre nós, girlies: o cara e ou não é um "ogro" veramente caliente?)

Moda em 3 D




"Uma revista que escapa de suas próprias páginas para se tornar real nas mãos de seus leitores. Que se reinventa e - a primeira entre as publicações de moda - desafia, novamente, os esquemas estritos do papel impresso. A nova fronteira da Vogue chama-se 3D."

  • Modelo: Miranda Kerr
  • Fotógrafo: Steven Meisel
  • Edição Itália (Set 2010)

Bruxinhas Fashion

"Anna Wintour & Grace Coddington"

  • De boazinha ela não tem muito, mas é famosa e bonitinha.
  • Anna Wintour - editora chefe da Vogue - é uma das celebs que inspiraram o artista do Brooklyn Andrew Yang .

  • O "cabelo da anna" foi cortado por Yang: para ser fiel ao chanelzinho que ela adotou há décadas.
  • As bonequinhas serão vendidas na Barney´s (NY) durante a Fashion's Night (10 Set) .

  • De 29 Ago a 21 Set, "Anna" e "Grace" serão leiloadas no site Charity Buzz (lucros revertidos para NYC AIDS Fund).
  • Lance mínimo: US500.
  • Preço estimado: US2,000.

Moda Anos 60

  • Katie Holmes

  • e Greg Kinnear protagonizam "The Kennedys",

  • minisérie do The History Channel, que estreia ano que vem.

  • O figurino replica o guarda roupa da 1ª dama americana nos anos 60, Jacqueline Kennedy (depois Onassis), um ícone de estilo.

  • Erro fashion: o duo "saia abaixo do joelho + sapatilha" deixam a batata da perna muito "graaaaaaaaaaaaannnnnde"... Remédio: salto, que nem precisa ser muito alto.

Imagens: Vogue (Espanha)

Bolsa Utilitária

  • A moda vai, a moda vem, os clássicos ficam.
  • De vez em quando, retiram-se do cenário, aguardando no armário a hora de retornarem à cena fashion.
  • Nova bolsa da Marc by Marc Jacobs.
  • O estilo é militar: utilitário do princípio ao fim.

Imagem: Bag Bliss

agosto 29, 2010

Empreendedorismo: Escolha ou Destino?

"Pandore" (Jules Joseph Lefebvre - 1882)

  • "Mais velho do que andar pra frente" (dizia, com orgulho secular, a "bisa" mia).
  • "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..." (cantou, à época da ditadura, Vandré, um mártir poeta).
  • "Yes, we can!" (bordão de Barack Obama, então candidato à presidência dos EUA, "ontem").

O espírito empreendedor é assim: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".

  • Esta gente conhecida como burguesia, evidente a partir da Idade Média, é assim: faz.
  • De descobertas geográficas a curas de males existenciais.
  • Há um quê de semideus em algumas criaturas.
  • Dirigem, orquestram, performam. Criam. Empreendem. Lutam pelo todo. Natural e fatalmente. Dado que foram escolhidos. Pelo destino.
  • Nas corporações e na "comédia da vida privada".
  • Mas, objetivamente, o que significa empreender: DNA ou opção?
  • Ser o líder (e correr riscos) é regra ou excessão?
  • Do ponto de vista animal (claro, a que reino pertencemos?) é mais vantajoso ser patrão ou empregado?

Fiz algumas perguntas a 1 empreendedor de sucesso: Ricardo Lidizzia, "comandante chefe" da Trustinfo, empresa de soluções Web (construção de sites, hospedagem, gerencia de dados, e-marketing, etc.).

  • Mas, o que a tecnologia tem a ver com a moda?

MUITO!

  • A moda, contemporaneamente, é objeto de estudo de ciências comportamentais (como a antropologia, a sociologia, a psicologia, etc.).
  • Pós séculos de "ditadura da moda", observa-se, a partir dos anos 80, a "ditadura do corpo". Perfeito.
  • Há tempos, forma e função confundem-se, fundem-se, distanciam-se, questionam-se e desafiam-se. Hoje, celebramos a hora do design. Na web, inclusive, lógicamente.
  • O espírito empreendedor contemporâneo, no final da primeira década do século XXI, onde a imagem (do corpo e na tela) são discursivas e o texto em voga resume-se a 140 caracteres (canta, Twitter), vive o dilema entre a dimensão da forma versus a profundidade da função.
  • Comunicação moderna: falamos com palavras ou com imagens?
  • Será que toda a imagem que encanta engana, como a tal caixa de Pandora?
  • Responda você também às seguintes perguntas, e empreenda... Se for capaz.

DB: Como a sua história pessoal influenciou sua carreira profissional? Qual é o seu back ground?

TI: Desde pequeno “quebrava” os aparelhos da casa, meus brinquedos, etc... pra saber como eles funcionavam. Aos 12, ganhei meu primeiro computador (uma carroça que ligava na TV) e me divertia brincando de fazer programas. Durante a faculdade de Ciência da Computação recebi um convite de estágio de um professor onde aprendi uma barbaridade em 1,5 anos e consegui meu 1º. emprego. Trabalhei como funcionário por 3 anos e sai pra montar a TrustInfo.

DB: Quais os atributos (características pessoais) que uma pessoa deve ter para optar pelo desafio de ter sua própria empresa?

TI: Amar o que faz, disciplina, compromisso com o trabalho, ética, honestidade, dedicação e muita disposição.

DB: E quais as atribuições que espera de um funcionário? Em outras palavras, no processo de seleção de pessoal, cite 3 qualidades positivas e 3 negativas que colocariam alguém dentro e fora do processo de seleção de sua empresa.

TI: Positivas, cito 4: bom humor, ética, honestidade e conhecimento. Negativas: mentira, prepotência, mal humor.

DB: Qual é o seu público alvo? Ele mudou nos últimos 2 anos?

TI: Pequenas e médias empresas. (Nos últimos 2 anos...) Percebo uma mudança maior nas pequenas empresas. Elas estão cada vez mais atentas para as novas tecnologias e interessadas em tirar proveito disso. Buscam uma vantagem competitiva e a internet é espetacular nesse aspecto.

DB: Embora sua empresa não pertença ao setor têxtil, a “moda” está presente até mesmo na (antiga) novela das “8”. Como a popularização da cultura das aparências (este “império do efêmero”) afeta o seu negócio?

TI: O apelo visual é sempre muito importante e na internet não é diferente. Recebo regularmente na Trust empresários preocupados em economizar, pedindo o desenvolvimento de sites simplórios... Diante disso, sempre os questiono se querem vender uma “imagem simplória” da empresa deles. A concorrência no mundo virtual é extremamente violenta e um site insignificante certamente vai espantar potenciais clientes. Vc não terá a oportunidade de tentar reverter a situação – vc jamais os conhecerá. Neste ambiente eu acredito que não ter um site é menos prejudicial do que tê-lo de forma medíocre.

DB: É notório que, desde o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, a inflação inercial deixou de ser um componente diário de preocupação empresarial. Mas, apesar da estabilidade da moeda, a carga tributária no país cresceu desde então, o custo do crédito (taxa de juros) é um dos mais altos do mundo e a inadimplência é um fator de custo e de risco. Como sua empresa se protege desses “dragões”?

TI: Em todos os contratos definimos que a 1ª. parcela deve ser paga no aceite da proposta e a última na publicação do sistema/site. Como nosso ambiente é a internet, sempre há a necessidade de hospedar o sistema desenvolvido. Assim, caso a licença de uso e/ou a manutenção mensal não seja paga, o sistema é, como previamente contratado, retirado do ar até a regularização do débito.

DB: No atual cenário de concorrência globalizada, como sua empresa faz a gestão de marketing?

TI: Nossos clientes são o melhor mkt que temos. Não fazemos propaganda tradicional, apenas assinamos os nossos sites (colocando a logo+link no rodapé) e enviamos regularmente nossas newsletters (através da TrustMail – nossa divisão de e-marketing). Isso nos ajuda a conquistar um bom PageRank – atualmente 5/10 (o Youtube tem 7/10). Além disso, buscamos proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes através de: pontualidade, dedicação e envolvimento da nossa equipe nos projetos.

DB: Resumidamente, quais cenários (otimista, conservador e pessimista) a sua empresa projeta para os próximos 2 anos?

TI: Extremamente otimista. A internet é um bebê e muito há para ser feito nos mais diversos segmentos. Projetamos um crescimento de 20-30% para a Trust nos próximos 2 anos.

DB: Qual é o seu “ídolo" empresarial (quem lhe inspira) e por quê?

TI: Vemos muitas histórias de sucesso interessantes com as de Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple) por exemplo, mas todos os que conseguem prosperar honestamente com o seu empreendimento merecem atenção.

DB: Agradecemos todo o tempo dispensado, suas relevantes informações e finalizamos com uma última pergunta: que conselhos o Sr. daria a quem pretende tornar-se empresário?

TI: Com a experiência acumulada durante estes primeiros 10 anos de vida da Trust, posso dizer: assegure-se de que ama o que faz e prepare-se para trabalhar muito, muito mais do que vc imagina. Seja autodidata: pesquise, busque novidades o tempo todo. Esteja aberto e atento às oportunidades, elas estão em toda parte. Seja prudente e ao mesmo tempo audacioso: encontre um bom equilíbrio nisso. Busque boas parcerias: ninguém é especialista em tudo. Jamais deixe de lado um planejamento financeiro: tenha sempre uma “gordura” para os momentos de crise – eles virão! Seja leal com vc, seus funcionários e seus clientes: sempre. Quando cometer um erro, admita-o. E o corrija, rapidamente.

agosto 26, 2010

Achados e Perdidos Tech

Vic Muniz - expo Reflex

  • Crianças vivem "perdendo" seus pertences, certo?
  • E adultos, teoricamente em menor escala, também.
  • Que tal, ao invés de escrever nome e telefone em cada coisinha e contar com a "boa vontade" alheia, colar (termicamente, com ferro) uma etiqueta de identificação eletrônica?
  • Que oferece ao cliente, inclusive, o sistema "Found it": que localiza o objeto (como carros, já disponível no Brasil) e manda um e-mail a quem encontrou o que foi perdido (isso ainda está milhas distante da gente).
  • A empresa - Oliver's Labels - pode até atuar como intermediária na negociação. Cada pacote de soluções tem seu preço.
  • Parece futuro. Mas não é. A tecnologia é canadense.
  • Empresas de TI "ponto com ponto br", acelerem!

RSVP Virtual

  • Convites "fashion" estão virtuais. Mas nem por isso, menos reais.
  • A antiga norma de conduta - RSVP ("répondez s'il vous plait") - permanece.
  • Via... e-mail. E código de barras.
  • Este é o protocolo adotado pelos organizadores da próxima NY Fashion Week (de 9 a 16 setembro).

Se a conjuntura pede menos papel e de mais tecnologia, a moda se adequa, ora pois!

  • O designer Elie Tahari, que compareceu à inauguração do novo endereço do show (o Lincoln Center) disse:

"O ambiente está mais orgulhoso, glamuroso, muito mais elegante".

  • E muito mais eco gentil também.
  • Fashinistas, na próxima festa, adotemos esta MACRO Eco Tendência!

Fonte e imagem: The Wall Street Journal

A Casa dos Sapatos

  • A dona deste espaço sexy glamuroso é Tamara Mellon.

  • A presidente e co-fundadora da grife de sapatos Jimmy Choo abriu as portas de seu apartamento no Upper East Side (Manhattan) para a Harper's Bazaar (edição setembro).
  • Na entrevista ela diz:

"Se você quer começar um negócio, tem de conhecê-lo de cima abaixo."

  • PS1: olha o merchandise do McDonald' s lá.
  • PS2: olha o vestido dela: verde é a "menina dos olhos" da moda.

Lady Jo: Androginia Fashion

  • Você conhece Jo Calderone?

  • Calderone "é um mecânico siciliano com camiseta manchada de óleo e cigarro atrás da orelha".
  • Personagem de uma figura popularíssima, chamada de "veneno para a mente de nossos filhos" pela Fox News:

Lady Gaga

  • Fotógrafo: Nick Knight
  • Stylist: Nicola Formichetti (seu blog é a fonte das imagens)

agosto 25, 2010

Identidade das Curvas


"Vista o que lhe cai bem.
Se livre do resto."

  • A ditadura, na moda, morreu, há muito: desde os anos 50, quando "os jovens transviados" tomaram seu rumo, o embrião do que ficaria conhecido como "um supermercado de estilos" nascia rebelde, mas saudável.
  • O conceito de individualidade consolidou-se nas décadas seguintes.
  • Mas, pelos idos dos 80, outra ditadura da moda nascia: a do corpo.
  • É verdade que Twiggy (a modelo "graveto") despontou nos anos 60 como ícone fashion (a 1ª top model?), mas foi Jane Fonda, 2o anos depois, quem instituiu o "fitness way of life".
  • Quem malha sofre. Mas como o resultado compensa...
  • A moda - vitrine de comportamentos - acompanha o novo "costume": roupas justas e stretch.
  • Leggings, colants e ankle warmers (os "aquecedores de canelas", das bailarinas) invadem o dia e as "disco nights".
  • Muitos se divertiram, outros nunca mais couberam no que estava dependurado nas araras das lojas...
  • 30 anos se passaram: malhar continua na moda, mas o foco agora é a saúde.
  • Ser anoréxico não é mais sinônimo de beleza: é doença.

Segundo o Budismo, bom é o caminho do meio.

  • Moderna, contemporânea, "antenada", sensível e... modelada.
  • Esse é o recado da campanha de lançamento da Levi´s ID: a identidade das curvas.


"... a sedução está em todas as formas

e em todos os tamanhos..."

  • 6ª feira (27 Ago), a empresa promove (em NY) um evento ímpar:

"Traga uma peça velha e ganhe uma nova."

  • Promoção local - ideal global.

Economês Fashion

  • Câmbio: troca; relação de valor entre moedas de diferentes países.
  • Arbitragem: obtenção de vantagem financeira pela aquisição de determinado bem em determinada praça cujo preço encontra-se menor do que em outra. Estando tais praças em países diferentes, há defasagem cambial.
  • Da economia à moda, esta botinha é uma releitura dos anos 60, quando o plástico era "tudo".
  • O fabricante é a Melissa, ícone nacional em design assinado e utilização de materiais reciclados.

Designer: Dame Vivienne Westwood.

  • Em Londres, custa 90 libras
  • No Brasil, cerca de R$100
  • Câmbio: 1 libra = R$ 2,72 (hoje)

Arbitrar é precioso!

Moda : Urna das Surpresas

  • As profissões no ramo da moda são muitas: modelista, estilista, figurinista, modelos, consultores, etc.
  • Mas como essa "indústria" é recente no Brasil, muitos termos foram incorporados do inglês e do francês. E alguns são utilizados erroneamente.
  • Estilista vem de stylist, o profissional responsável pela produção, o estilo, a cara do look, a promoção das peças. Este profissional é quem faz, por exemplo, os editoriais de moda.
  • Quem cria as peças é o designer, mas como pouca gente dá status a "costureiro" (e "desenhista" não "rima" com pano), acostumamos a nos referir aos criadores como "estilistas". Mas eles são, xenofobia à parte, designers.

(A propósito, a profissão dos designers de haute couture é "costureiro", não "designer".)

  • Consultor de moda pessoal - ou personal stylist - é aquele que adequa alguém a uma imagem almejada.

A partir de ontem (24 ago), segundo o Estadão, o designer Alexandre Herchcovitch é, oficialmente, o personal stylist da candidata do PT à presidência.

agosto 24, 2010

Portas da Percepção

  • Mais uma obra de arte do (premiadíssimo) designer Karim Rashid.

Lenço Querido

  • Mais do que um site de venda, uma ferramenta de comunicação social.
  • Marketing é relacionamento, inclusive o virtual.
  • Um guia de como "você fazer também" o look bacana clicado na "moda rua".
  • Street styles de Londres, Paris, NY e Tóquio.
  • Site novinho da Hermès (ainda com "problemas técnicos" - o pessoal de TI deve estar "sofrendo").

agosto 23, 2010

Recicle, Upcicle

1

  • Reinserir o lixo no processo produtivo.
  • Este é o significado do novo R da moda, que na verdade começa com U: upcycling.
  • E a nova fronteira da reciclagem: a moda no lixo.

    "Upcycling é o termo usado para a reinserção, nos processos produtivos, de materiais que teriam como único destino o lixo, para criar novos produtos. É transformar algo que está no fim de sua vida útil em algo novo, de maior valor, sem precisar passar pelos processos físicos ou químicos da reciclagem. O material é usado tal como ele é.
    A proposta ecologicamente correta e de custos reduzidos (afinal, a matéria prima vem do que se tornaria lixo) já está virando uma oportunidade de negócios lucrativa. Recém-chegada ao Brasil, a empresa americana TerraCycle enxergou esse potencial e cria acessórios confeccionados com embalagens que iriam para o lixo. De embalagens usadas de salgadinhos, difíceis de reciclar porque não têm valor econômico, são feitas bolsas, mochilas, estojos, cadernos, guarda-chuvas. Em sete meses de atividades no Brasil, a empresa já conseguiu utilizar 200 mil embalagens que iriam para o lixo..." (Fonte: Estadão)
  • Da embalagem em TNT que embala tênis aos lápis de papel de jornal (imagem 1), a matéria prima mais importante começa com C: de criatividade.

Desperdício Zero

1

  • Cerca de 20% dos tecidos usados na produção de roupas (nos EUA) acaba... no lixo.
  • Mas os pioneiros da moda "lixo zero" têm uma solução: o corte inteligente dos moldes que compõem as peças.
  • Em setembro, a Parsons the New School for Design abre o 1º curso do mundo em "desperdício zero", ministrado por um professor de design e sustentabilidade.
  • A tarefa dos estudantes será criar um jeans minimizando as sobras.
  • Planejamento ético é a questão. E o gol.
  • O prêmio ao top designer é ter sua peça, na próxima primavera, à venda na loja de departamentos sofisticada, na meca do consumo: a Barneys, em NY.
  • Julie Gilhart, diretora de moda da Barneys, é citada como "a força atrás da moda ética".
  • Dentre as técnicas que o curso apresenta, os cortes "quebra cabeça" (imagem 2) e "substrativo".

2

  • E o DPOL (Tear em Painel Direto, imagem 1), do designer e tecnólogo indiano Siddhartha Upadhyaya.
  • O problema é que as maiores indústrias, para se adequarem a essas técnicas eficientes, teriam de destinar um razoável volume de recursos às melhorias técnicas.
  • A reportagem completa está no NY Times, que conclui: a reengenharia que a mudança acarreta demanda muito investimento. Quem se habilita?

Fonte: Treehugger

  • PS: da moda à gastronomia (que também está na moda) os 45 bilhões de chopsticks (os talheres orientais) produzidos na China custam 100 acres de florestas por dia. Quanto desperdício!

Nômade

  • Tribal, futurístico, desconstruido, reconstituido, conceitual e excepcional.

Designer: Olah Gyarfas, o romeno responsável pela Rozalb de Mura.

Coleção primavera/verão 2010.

Índice Pluviométrico

  • Sob chuva, com muito estilo.

agosto 22, 2010

O Príncipe das Estampas

Arnaldo Block/5-8-2010/Paraty

  • Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...
  • Devia ser "membro" de um "site de relacionamentos" chamado belezinha.com.br.
  • O site ainda não existe (está "em construção"), mas aposto que faria o maior sucesso.
  • Afinal, se há na web um endereço aos auto entitulados beautiful people, por que não um "belezinha"?
  • Este fofo foi clicado pelo colunista Arnaldo Block durante a FLIP.
  • O charmoso canino desfilou entre palestras, livros e cenário histórico em um mega fashion way: a estampa de seu agasalho é Pucci.
  • Pucci: empresa criada pelo marquês Emilio Pucci di Barsento (1914/1992), descendente de uma família aristocrática, cuja origem remonta ao século XIV.

  • Que fez história na moda, desde os anos 50, quando sua boutique, na ilha de Capri, era sinônimo de riqueza e sofisticação.
  • Estampas geométricas, psicodélicas, minimalistas quando possível, camufladas, pop artísticas...
  • Evolução e inovação definem a "casa", uma das primeiras a criar um logo e a ramificar-se, da moda corpo à moda casa.
  • Sempre atenta à evolução tecnológica da indústria fabril.
  • Trazida às "luzes da ribalta" por Jackeline Kennedy e Marilyn Monroe, a grife histórica, em 2010, é homenageada com uma edição de arte (numerada, com preço à altura) pela Taschen.
  • Limitada a 500 exemplares, a "Vintage Art Edition" traz uma seleção de estampas originais em algodão, seda e lã, fabricados entre 1950 e 1990.
  • O conteúdo foi embalado em uma caixa de polimetilmetracrilato (hein?).

  • Sonho de consumo de estilistas, aspirantes a, consumidores ativos e apreciadores atentos.

PS: Nunca: "isso é caro". Sempre: "meu bolso será maior".

Porque ser "positivista" custa zero ; > )

Catalizadores Sociais

1

  • Com o título "o melhor amigo do gerente", a The Economist desta semana traz um artigo que fez meu coração bater mega feliz.
  • E adivinha quem é este cara? É "o cara" de 4 patas.

"Cachorros melhoram a produtividade nos escritórios."

  • A conclusão (fofa, meu sonho de consumo) é científica.

2

  • Pesquisadores de Universidade de Michigan concluiram que a presença de caninos no ambiente de trabalho torna a colaboração humana mais efetiva.

Os peludos (de nariz geladinho e coração quente) são "catalizadores sociais".

(Pra mim, novidade zero, mas...)

  • Coesão da equipe, confiança e intimidade atingiram o topo do questionário quando o entrevistado tinha um "melhor amigo" bem pertinho.
  • Em outro experimento, a companhia "corporativa" de um cão fez com que os entrevistados deixassem de culpar outros participantes da equipe por um "crime" que o grupo, teoricamente uma "gangue", cometeu.
  • O artigo termina com a seguinte moral da história:

"Mais cachorros nos escritórios, menos nas delegacias de polícia."

  • PS: a pesquisa foi realizada com cãezinhos, mas tomei a liberdade de incluir um "gadget" para felinos. Aposto que se a pesquisa tivesse incluido esses peludinhos, a conclusão seria a mesma: "bicho é tudo de bom".
  • Inclusive aqueles com necessidades especiais (sim, tal como nós eles existem, a não ser que sejam "sacrificados"). E só precisam de um lar.
  • Visite a Acãochego.

Imagem 1: The Economist

Imagem 2: The Humane Society

agosto 21, 2010

Saltos: do Sanitarismo à Tecnologia

1

  • Por que abrimos mão do conforto dos pés?
  • Elegância, fetiche, influência da mídia ou afirmação social?

2

  • No passado, entre os séculos XV e XVII, o sapato de salto alto chamava-se chopine e tinha sobretudo uma função sanitarista: proteger as saias da lama e do esgoto que corria solenemente nas cidades.

3

  • Mas mesmo assim, a sociedade renascentista uniu o útil ao agradável, e as ancestrais das plataformas e dos tamancos tornaram-se refinadas e cada vez mais desafiadoras, atingindo até 50 cm de altura.

4

  • Claro que, o caminhar era deselegante e estável. Mas, na falta da tecnologia, as cabeças de um par de escravos, um à direita, outro à esquerda, garantiam estabilidade (ainda que relativa) às senhoras.
  • 500 anos depois, palmilhas eletrônicas informam aos fabricantes os pontos de pressão nos pés.
  • É a tecnologia a serviço da indústria da moda.
  • Mais sobre avanços tecnológicos no setor de calçados no site do G1.

Imagens:

1 e 2: G1

3 e 4: Google