- Hoje, resolvi dar uma olhadinha em várias web pages que falam de moda.
- Gente ligada no que já é moda e no que vai "bombar" na próxima estação.
O db gosta de moda. Gosta só não, respeita.
- Quer entender o que é que essa "baiana" (ou alemã, americana, brasileira, espanhola, francesa, inglesa, etc.) tem. E de onde ela vem.
- A Moda, apesar de estar presente há tanto tempo em tantos lugares, é uma cidadã cosmopolita - e grega.
- É a encarnação da persona - a máscara grega - utilizada para a catarse - "lavagem da alma" - nos teatros da antiga Grécia.
- A alma "fashion" é coletiva, e fala sem dizer. É imagética.
- Utiliza-se de símbolos para levar o seu recado à audiência.
- Hoje, "por onde andei", vi o que já vemos vendo: muitas caveiras.
- Parte nossa que, salvo o fogo, permanece "viva", por anos, pós nós, aqui na Terra.
- Ossos - em especial os do crânio - foram marca registrada de Alexander McQueen.
- Nada mais natural do que esta sua "marca registrada" voltar à voga neste já quase 1/2 ano de seu falecimento.
- Elas reaparecem principalmente nas bijoux: outro dia as vi numa pulseira (belíssima, poderosa, o preço acompanha os adjetivos) e uma coqueluche delas em anéis.
- É a arte imitando a "pós vida": a realidade per se não deixa dúvidas de que o fúnebre está no ar (a tragédia protagonizada pela BP ratifica).
- A Comunidade Europeia (de vez em quando me lembro que, por razões que a razão discorda, ditongos abertos perderam o acento), mergulhada em deficits, é mais um motivo.
- E os EUA, onde, apesar de todo o esforço para "segurar o glam", os pedidos de seguro desemprego crescem, também.
- Some-se a isso o revival de vampirismo que "seduz" o público teen...
- Oh, tempo "dark", tudo meio pesado (deixem as eleições pra lá, senão a gente piora o clima).
- Como no teatro (palco x plateia) , moda e economia existem uma por causa da outra.
- A fim de dinamizar a "fashionomia", vem aí (10 Set) a 2ª Fashion's Night Out.
- (estivemos lá, na 1ª edição. Que grande palco!)
- Nele está a Moda, munida com máscaras, falando à plateia (sem acento!) o que quer:
COMPREM!
- Se o público gostar do enredo, captar a mensagem e entrar no clima, a economia aplaudirá. De pé.
BRAVO!
Imagens: Google, exceto a última (by db)