- Esta semana, um cartaz foi afixado na vitrine de uma loja - vazia - em frente ao ponto final de ônibus na 8ª Avenida, em Nova York.
- Nele, uma súplica aos transeuntes:
Salvem a Moda em 2009
- O cartaz anuncia, na verdade, uma venda coletiva organizada pelo The Fashion Center BID, a Times Square Alliance e o website Refinery29.
- Ou, como preferem os ufanistas, a "celebração do verdadeiro espírito da moda novaiorquina".
- O fato é que recessões mudam o hábito de consumo dos consumidores.
Mas os produtores de moda que vivem no epicentro desta crise não estão inertes.
- Segundo o NY Times, um grupo (formado, entre outros por Philip Crangi, Justin Giunta e Malia Mills) propôs ao Conselho dos Fashion Designers da América uma “declaração dos designers” contra a imposição dos varejistas em reduzir a margem de comercialização das peças.
- Outro grupo (Narciso Rodriguez, Maria Cornejo, Jason Wu e Thakoon Panichgul - favoritos de M.Obama) foi até Washington propor a reedição de uma lei antipirataria (leia-se platéia munida com câmeras digitais registrando os desfiles).
Michelle vestindo Mª Cornejo
- Em março, a estilista Cynthis Rowles procurou a secretária social da Casa Branca a fim de difundir 1 estratégia: o ensino de corte e costura aos americanos.
- Para que eles produzam, em casa, artigos simples, hoje importados da China, Índia, Vietnam, etc.
- Como uma simples e americaníssima T-shirt.
- O argumento dela é básico:
"Não se pode ter o topo da pirâmide sem a base".