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SURFACE DESIGN by DBStudio

abril 29, 2009

O Élan da Moda

  • A moda está mega "pop"! Mais do que sempre!
  • Não o combo "roupa, sapato e bolsa", mas a carreira em si.
  • Estilistas disputam a atenção da mídia com rock stars e atores.
  • Sempre foram conhecidos, mas ao alcançarem a fama, viraram "celebridades".
  • Como a adoração requer familiaridade, as marcas - ou grifes - têm de informar mais: nome, sobrenome e apelido...

Chanel/Karl Lagerfeld/Kaiser

  • A intimidade dos fãs não se faz de rogada: seriam os "ídolos" heteros, homos... ?

Marc Jacobs

  • Como as misses do passado ou as modelos de hoje, a exposição da vida é um dos "ossos do ofício".
  • No Brasil não é diferente: a carreira de "designer" vive seu "élan" nas asas do desejo!

Victoria´s Secret

  • Como médicos, advogados e engenheiros no pretérito, economistas no passado ou publicitários na geração que acabou de se formar.
  • A profissão "boom" do momento é "designer".

  • No mês passado, assistindo a uma palestra sobre moda (na verdade, uma divulgação de um site de moda) em uma universidade, fiquei abismada com a quantidade de pessoas que pretendem graduar-se em estilismo.
  • Além, 98% desta platéia estava montada (não vestida) com muito "stylist".
  • "Produzidos" segundo sua própria percepção de "moda", performavam estar dentro da "Caras" (na coluna da Regina Guerreiro). Já!
  • Mas formavam, na verdade (em sua grande maioria), um bloco de surdos.

Parece que a moda está tão na moda que já está saindo de moda!

  • Datou-se per se.
  • A boa nova é que, como em qualquer profissão, o que permanece "in" é o talento.
  • Esta característica (geralmente inata), se lapida na escola. Dificilmente é aprendida lá.
  • Caso do espanhol José Castro, que pós-graduou-se na London’s Royal College of Art em 1997.
  • Que já trabalhou para Alexander McQueen e Givenchy, e debutou na Paris Fashion Week em 2007 com a coleção "El Cuervo".
  • Suas peças podem ser encontradas em multimarcas, de Barcelona à Nova Zelândia.
  • Já tornou-se membro da "Federação Francesa de Costura".
  • Mas ainda não abriu uma loja com seu nome.
  • Projeto antigo...
  • Na última Paris Fashion Week, apresentou uma coleção outono/inverno gótica e cinematográfica.


Outono/Inverno - 2009/2010

  • Conjugando luxo tecnológico e "lixo" conceitual, a carreira e o nome de Castro consolidam-se no universo fashion.
  • O que ele pretende, agora, é divulgar sua marca em grande escala "tendo como base uma sólida estrutura empresarial".

  • Construção de uma carreira passo a passo.
  • Nesta curta "bio" do artista, uma aula (de MBA) àqueles que souberem reconhecer o pingo do "i" como letra.

  • Deslumbres, deslumbres, negócios à parte.