- A moda está mega "pop"! Mais do que sempre!
- Não o combo "roupa, sapato e bolsa", mas a carreira em si.
- Estilistas disputam a atenção da mídia com rock stars e atores.
- Sempre foram conhecidos, mas ao alcançarem a fama, viraram "celebridades".
- Como a adoração requer familiaridade, as marcas - ou grifes - têm de informar mais: nome, sobrenome e apelido...
Chanel/Karl Lagerfeld/Kaiser
- A intimidade dos fãs não se faz de rogada: seriam os "ídolos" heteros, homos... ?
- Como as misses do passado ou as modelos de hoje, a exposição da vida é um dos "ossos do ofício".
- No Brasil não é diferente: a carreira de "designer" vive seu "élan" nas asas do desejo!
- Como médicos, advogados e engenheiros no pretérito, economistas no passado ou publicitários na geração que acabou de se formar.
- A profissão "boom" do momento é "designer".
- No mês passado, assistindo a uma palestra sobre moda (na verdade, uma divulgação de um site de moda) em uma universidade, fiquei abismada com a quantidade de pessoas que pretendem graduar-se em estilismo.
- Além, 98% desta platéia estava montada (não vestida) com muito "stylist".
- "Produzidos" segundo sua própria percepção de "moda", performavam estar dentro da "Caras" (na coluna da Regina Guerreiro). Já!
- Mas formavam, na verdade (em sua grande maioria), um bloco de surdos.
Parece que a moda está tão na moda que já está saindo de moda!
- Datou-se per se.
- A boa nova é que, como em qualquer profissão, o que permanece "in" é o talento.
- Esta característica (geralmente inata), se lapida na escola. Dificilmente é aprendida lá.
- Caso do espanhol José Castro, que pós-graduou-se na London’s Royal College of Art em 1997.
- Que já trabalhou para Alexander McQueen e Givenchy, e debutou na Paris Fashion Week em 2007 com a coleção "El Cuervo".
- Suas peças podem ser encontradas em multimarcas, de Barcelona à Nova Zelândia.
- Já tornou-se membro da "Federação Francesa de Costura".
- Mas ainda não abriu uma loja com seu nome.
- Projeto antigo...
- Na última Paris Fashion Week, apresentou uma coleção outono/inverno gótica e cinematográfica.
Outono/Inverno - 2009/2010
- Conjugando luxo tecnológico e "lixo" conceitual, a carreira e o nome de Castro consolidam-se no universo fashion.
- O que ele pretende, agora, é divulgar sua marca em grande escala "tendo como base uma sólida estrutura empresarial".
- Construção de uma carreira passo a passo.
- Nesta curta "bio" do artista, uma aula (de MBA) àqueles que souberem reconhecer o pingo do "i" como letra.
- Deslumbres, deslumbres, negócios à parte.