- SHAPE é o título da 3ª Arnhem Mode Biënnale que acontece de 6 de Junho a 6 de Julho.
- A bienal da moda dos Países Baixos é uma iniciativa da cidade de Arnhem e da Arnhem Academy of Art and Design.
- Nela apresentam-se prestigiados designers internacionais e talentos ainda desconhecidos.
- Neste ano, mais de 80 grifes participam do evento (dentre elas Lanvin, Raf Simons, Hussein Chalayan, Jil Sander, Rick Owens, Martin Margiela, Comme des Garçons e Viktor & Rolf).
- Exibições, shows, filmes, workshops, performances, publicações e simpósios revelam que moda é mais do que apenas roupas, sapatos e bolsas.
- É raciocínio e devaneio.
- O tema deste ano é a forma – SHAPE.
- E como ela é alcançada?
- Com visão, material, conceito e construção.
- Durante esta bienal, dezenas de artistas da moda demonstram que há mais de um caminho na busca de formas excepcionais.
- Jil Sander, por exemplo, na coleção de verão 2008, utilizou elementos geométricos.
- E Lanvin utiliza a “moulage” (técnica antiga - tem mais de 150 anos - de criar roupas em 3 dimensões, ou seja, no corpo do manequim. O método foi criado por Madeleine Vionnet, que também inovou ao estabelecer o corte em viés e os drapeados) como base para seus vestidos.
- Essas e outras referências guiam o público pela exploração dos aspectos da forma.
Uma das 15 mascote da Arnhem que vestindo uma roupa da loja que a exibe.
- Por isso o diretor artístico da bienal, Piet Paris, dividiu a a exibição em 3 partes que retratam os 3 caminhos que originam a forma: tradição, assombro e conceito.
- A tradição é representada por designer como Jil Sander, Christopher Kane, Lanvin, Calvin Klein, Rick Owens, Proenza Shoulder e Giambattista Valli que desenvolvem seus modelos em moldes feitos à mão e moulange.
- O intangível, exemplificado pelo método de criação de Rodarte, Sandra Bucklund, Comme des Garcons, Thom Browne e Andrea Ayala: esse grupo, segundo Paris, cria com base em seu próprio mundo experimental.
- E o conceito está representado por Hussein Chalayan, Maison Martin Margiela e Viktor&Rolf.
- Outro destaque são os chapéus do mago "milliner" Stephen Jones (em cuja lista de clientes estão Marilyn Manson, Pink, Gwen Stefani e Beyonce Knowles).
"Em momentos difíceis, temos que deixar a vida mais fácil para as mulheres.
Temos que oferecer o sonho."
Alber Elbaz
Imagens:
- Phyllis Cohen
- Madeleine Vionnet (reprodução)
- Jil Sander (reprodução)
- Arnhem
- Lanvin (Elle)
- Rodarte
- M.M.Margiela (Vogue)
- Stephen Jones