- Continuando o post anterior...
- Recentemente (em julho passado) concluí o curso de "Previsão de Tendências" (ou "Trends Forecastings", de acordo com a denominação original) na PUC-RJ.
- Depois de alguma teoria, o objetivo era identificar tendências: algo que o comportamento atual sinaliza como sendo uma preferência a ser assimilada por uma boa quantidade de indivíduos (leia-se consumidores e empresas).
- Dá-lhe pesquisa!
- A turma foi dividida em grupos: o meu escolheu o sujeito bacana ("cool") e coletivo (que "não olha só pro seu umbigo").
- Na hora do "naming", sugeri "batizarmos" esta criatura que surge (ou esse jeito novo de ser e de viver) de Coolective.
- Mas quem é, efetivamente, essa gente?
- É quem pensa na qualidade total do produto - leia-se procedência.
- Por procedência entenda-se não só de insumos, mas (e principalmente) de métodos.
- Quem aplaude a ética - e assim opta por ornar-se, vestir-se, pintar-se, consumir.
- Ético, informado. Boho-hippie & eco-chic!
- Eco-SNOB!
- Como jurássica PETA-lover, fiquei muito, mas muito mesmo "orgulhosa" de que a "causa" (minha há mais de 1 década) esteja sendo, finalmente, consumida.
- O fato é que o "mercado" já está dando frutos (vide a recente Boho magazine).
- Já não considero o "cooletivismo" uma tendência.
- A tendência consumou-se: já se tornou um modus vivendi.
- Uma forma básica de consumir-se oxigênio.
- Por muito mais gente do que há + de 10 anos atrás.
- Depois de alimentos orgânicos, viva o consumidor orgânico e a beleza integral!
- Este e outros trabalhos, perfeitamente pontuado pela Paula (Acioli, participante do grupo que identificou o "Behage", cujo CV fala por si), "estão saindo do metier acadêmico e entrando no empresarial".
Evento: 1º seminário de Design/Trends Forecasts
- Local: PUC - RJ
- Dia 24 setembro, às 19horas.
- Trabalhos a serem apresentados:
- BEHAGE (a idade é identidade?)
- COOLECTIVE (a ética sustentável)
- DIFFOCASION (a ocasião faz o sujeito)