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SURFACE DESIGN by DBStudio

abril 18, 2008

O Sucesso das Edições Limitadas

Quem é você?
  • "Moda" pode parecer um assunto tão raso quanto uma discussão sobre uma partida de futebol.
  • Quantas teses, perguntas, dúvidas ... enquanto a vida lá fora (dura, cruel, com "cheiro de ralo") continua.
  • Quanto ao futebol eu não sei - nem time tenho!
  • Mas quanto à moda ... há muito o que se pensar.
  • Quase todos são conscientes de que as aparências enganam. E muito.
  • Raras são as pessoas que se cobrem (ou se despem) apenas por causa do frio ou do calor.
  • Por que nos vestimos e nos adornamos?
  • Os motivos, maiores ou menores do que uma mera reação à temperatura ou ao pudor, são vários:
  1. para espelharmos quem somos?
  2. para fingirmos ser quem não somos?
  3. para mostrarmos quem conseguimos nos tornar?
  4. para sermos diferentes de uns; ou iguais a outros?
  • A "moda" não é aquela mostrada nos desfiles (marketing puro, feitos para polemizar e virar notícia).
  • Nem aquela que hoje está nas vitrines, e amanhã nos camelôes.
  • Me refiro, na verdade, ao ato de consumir.
  • Dada a atual velocidade e abrangência da informação, ninguém quer ser "um outro tijolo na parede".
  • Quanto maior o alcance da mídia, maior será a velocidade com que os "trendies" descartarão o "objeto de desejo da última semana".
  • Afinal, o "homo sapiens" é um animal grupal, pero no mucho.
  • Queremos todos é ser (quase) unos!
  • Amamos as edições limitadas!
  • Por que consumimos moda?
  • Para sermos menos 1 na multidão.
  • Devido ao efeito dominó gerado pela tecno-divulgação, as novidades se alastram rápido.
  • E, logo, se tornam quase que instantaneamente ... velhas.
  • Precisamos, então, mudar novamente.

  • Na falta de tamanha e célere imaginação, recorremos aos "revivals".
  • Até a moda comprova a lei do eterno retorno.
  • Mas ... o que a moda tem a ver com a filosofia?
  • Chama o Nietzsch!

  • PS: embora o termo moda tenha a conotação de "vestuário", o foco é abrangente.
  • Qualquer bem de consumo (carros, por exemplo), cabem na discussão.
  • Chama o (Henry) Ford!