- No início, a comunicação era feita via tambores e fogueiras.
- Dando um salto largo na história, evoluímos, logo, os canais mudaram: pombos-correios, telex, telefone.
- Hoje, é difícil passar um dia inteiro sem acesso a e-mails, celulares, TVs, rádios, RSSs, jornais, revistas, Internet...
- Esta é a “Era da Comunicação”.
- Esse foi, aliás, o desafio que Beto Largman encarou: o de ficar desconectado por 1 dia.
- Sem poder acessar nem o controle remoto, ele descreve a experiência em seu blog, cujo título do post é: "Desconectado, com todo o prazer".
- A propósito, outro dia, estava comentando sobre a dor de cabeça que é ter uma TV “time machine”.
- Esse “gadget” permite que se grave o que não se teve tempo de assistir.
- E que, quando vamos assistir, nos deixa ainda mais preocupados com o que estamos perdendo em tempo real.
- São tantos os canais por onde a informação chega que, por mais que nos informemos, sempre fica a impressão de que estamos perdendo alguma coisa.
- Haja tempo pra tanta comunicação!
- À medida que a informação começou a ter canais de disseminação rápidos, eficazes e acessíveis, a moda mudou (desculpem a, inevitável, cacofonia).
- Do "trickle down"(a moda determinada pelos estilistas, que predominou até os anos 60),
- ao "bubble-up" (quando a moda começa a emergir das ruas e o conceito "estilo pessoal" passa a ter relevância ... e a influenciar os estilistas),
- há hoje um novo fenômeno mercadológico que resolvi batizar de "media through".
- Foi-se a época do "ser diferente é o que importa".
- A moda voltou a ser ditada. Agora não mais pelos estilistas.
- Hoje, ela está vinculada aos "plugs". O mundo está plugado"!
- O que vende é a roupa e a jóia que a "celebridade X" usou no "evento Y".
- E também, a fantasia da atriz da novela.
- Aliás, li no G1 e fiquei estarrecida:
- As fantasias mais procuradas em lojas de "conveniências eróticas" ultimamente, são:
- "Enfermeira", usada pela personagem de Flávia Alessandra na novela da Globo e ...
- "Uniforme do BOPE", devido ao sucesso do filme "Tropa de Elite", estrelado por Wagner Moura.
- O fator principal que impulsiona o consumo, no momento, é a mídia digital.
- A empresa (de qualquer setor econômico) que não fizer desse veículo sua ferramenta de comunicação, corre o risco de ficar fadada à exclusão.
- Digital e real.