- Conheço uma criatura que avisa que odeia, com todas as letras e números, lojinhas de "X e noventa e nove"!
- Mulher consciente, antenada com o sucateamento precoce e programado dos bens, ela pergunta a si e a todos, o tempo todo:
"Qual é o destino das coisas?"
"Pra onde vai o lixo?"
"Como as coisas funcionam?"
- Porque o planeta é finito, a cada vez que as "deletamos", as "coisas" vão parar em algum lugar e não há, ainda, usina de reciclagem que de jeito (ou destino nobre) neste "chorume" produzido pela nossa sociedade de cultura de consumo.
- A "racional consumidora" explica que lojinhas "baratosas" vendem aquilo que custa barato, dura nada, satisfaz pouco e vai pro lixo rápido.
- Que tais "entrepostos" são "nefastos": lá, a gente não compra o que gosta ou precisa: compra o barato. Que sai caro! Afinal, o planeta "somos nós"!
(Olha aí um jargão bom, bonito, mas... caro!)
- Ela também não se conforma com os preços das grifes. Não entende como uma T-shirt custa "x" numa loja e "10x" em outra. Segundo ela, as Ts são "iguaizinhas!".
- Mas não são não, querida. Tudo tem um porquê na vida.
- O preço é diferente porque o custo é diferente. O valor é outro, mas este a gente muitas vezes não vê.
- Hoje, assisti a uma palestra, na Casa França Brasil, da equipe de criação da Osklen: marca carioca de nascença, cosmopolita por vocação e cultura.
- O diretor criativo e sua equipe, generosamente, explicaram o processo de criação da última coleção (Trópico de Capricórnio) especialmente, à platéia.
- Desde a geração do "tema" até o produto final colocado nos pontos de venda - próprios ou não, no Brasil e no exterior.
- O "start" de cada coleção parte das viagens, das andanças, da vivência de Oskar Metsavaht, diretor de criação.
- Depois do briefing, sua equipe "rala", inclusive testando formas até chegar ao resultado final.
- Detalhe: a trilha sonora dos desfiles é cria da casa, inédita até o dia D!
- Isso tudo custa. Inclusive tempo.
(Cultura e tempo, bens valiosos...)
- Aí reside a diferença entre o custo e o valor.
Certas coisas custam, outras valem.
- Se cabem ou não no bolso é uma outra história.
PS: promover o desenvolvimento sustentável é uma das missões da Osklen, há tempos (vide o Instituto e).
Imagem: Osklen