- Conviver é expor-se às condições do meio.
- É contagiar-se pelas emoções alheias capazes de provocar a vulnerabilidade do indivíduo.
- Seres (humanos também) saudáveis são comandados por emoções.
- Os emocionalmente competentes aprendem a conviver com a manifestação delas sem ficarem à sua mercê mais do que o “devido” (ainda que menor do que o “necessário”).
- Emocionam-se com romances ficcionais e tragédias reais alheias, contagiando-se, quase que inexplicavelmente, com amores e dores que não lhe pertencem. É da sua “natureza”.
- Como respirar, sentir fome... acasalar-se.
- A vida é o intervalo entre o nascimento e a morte, mas há concessões: podemos abreviar a estadia ou tentar nos adaptar ao enredo, "você decide".
- Neste “intervalo” (maior para uns, curtíssimo para outros), sentimos.
- Sentimos alegria, tédio, euforia, satisfação, carência... medo.
- Medo de perder o que/quem se gosta, o que/quem se precisa, o que/quem se “tem”. Medo de perder a vida.
O medo que pode paralizar – o pavor - também é capaz de mover.
- É o responsável por provocar uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea que, quando benéfica, tira o indivíduo da inércia e o salva.
- O medo é desencadeado por estímulos físicos ou mentais (imaginação, interpretação, crença), iminentes ou pendentes (ameaças reais ou imaginárias), que geram uma resposta física no indivíduo.
- Sob medo, a princípio, o corpo para. Em segundos, o cérebro busca a melhor solução para o problema. Mensura a capacidade e o tamanho do desafio. E pondera. Quando não, a ação é irresponsável com consequências aleatórias.
- O medo educa: crianças muitas vezes aprendem a diferença entre o certo e o errado via medo. Canções antiquadas ameaçam “crianças que têm medo de careta”.
- O medo soluciona: heróis devem boa parte de seu status a ele, o medo. Diante de situações limites, resolveram enfrentá-lo. E entraram para a história, protagonizando vários finais felizes.
- O medo é uma das reações mais estudadas. Por ser uma emoção cognitivo-reativa, está associada ao instinto de sobrevivência, dado que motiva o indivíduo.
Imagem: Whimsical Art