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SURFACE DESIGN by DBStudio

novembro 25, 2008

Rumos Imagéticos

1
  • Graças ao stress ou a web, a atenção humana está cada vez mais "imagética".
  • Palavrinha esquisita (que até parece incorreta), ela sintetiza o espírito deste tempo.

2

  • Atualmente (por conta da pressa), é comum subestimar informações.
  • A não ser que o formato negocie imediatamente a idéia.
  • Palavras, certamente portadoras de informação mais densa, demandam tempo, e como esse é um bem cada vez mais raro (e caro), o marketing utiliza mesmo as imagens.

(Por conta disso, quantas vezes, o imediatismo inescrupuloso cria propagandas enganosas? Celebridades acéfalas? Modismos? Factóides?)

  • O apelo visual tem menos de 1 segundo para capturar a atenção.

  • Vencer a concorrência. Fidelizar consumidores.
  • O símbolo é um código primário, que permite ao leitor o prazer de ser o comandante da jornada.
  • É um atalho. Já o vocábulo é uma trilha. Ou enduro.
  • Um luxo!

  • Raro, aliás, raríssimo.

“O hipertexto eletrônico nos permite viajar
dentro de um novelo textual (seja uma enciclopédia inteira ou a obra completa de
Shakespeare) sem necessariamente ter de ‘desenrolar’ toda a informação que ele
contém, penetrando-o como uma agulha de tricô num novelo de lã.”

Umberto Eco

  1. Samsung: "Nossa tecnologia transforma imaginação em vida"
  2. Louis Vuitton: "Há jornadas que se tornam lendas"
  3. Shell: "Diga não ao não"
  4. St. George´s University: "problemas atuais... nova fronteira"
Imagens: The Economist