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SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 26, 2008

Marketing x Benemerência

  • Marketing é uma palavra utilizada ao pé da letra.
  • Melhor para seu significado que, na falta de alguma tradução xenofóbica apressada (tal qual “deletar”, “inputar” ou, quem sabe se já não o há, “downloadear”) mantém seu caráter icônico.
  • Vem de mercado, mas além de ser muito mais do que isso, quase se confunde, hoje em dia, ao conceito de “branding” (viva a globalização, já que o inglês afirmou-se como o esperanto, uma língua universal, planejada inicialmente por Ludwik Lejzer Zamenhof, em 1887). *
  • Enquanto o “marketing” ocupa-se, grosso modo, com a difusão da marca, o “branding” (palavra mais eloqüente), busca o envolvimento dela com o consumidor.
  • Imagem, já dito e repetido, é tudo. Ou é, ao menos, muito.
  • O envolvimento requer sinergia.
  • A sinergia, a identificação.
  • Saber quem está do lado de lá que se quer trazer para o de cá.
  • Observa-se que várias empresas estão atentas ao fato de que o prazer de um grupo de clientes não se encerra no ato de consumir “per se”.
  • Querendo expurgar, talvez, o peso da culpa que o privilégio pode provocar, este olha para os lados.
  • Põe-se no lugar do outro.
  • Além, esse player só obtém a satisfação plena caso experimente o conceito da benemerência.
  • Atentas a esse comportamento, empresas e pessoas públicas (produtos?) sintonizam ações de marketing (imagem) e branding (postura) a fim de satisfazer aos anseios desse insaciável “coolective”, que “quer sempre mais”.

Fatos:

  1. Leona Lewis e o "Red Hot Chili Pepper" Anthony Kiedis, os "sexies veggies" - PETA - junh2008
  2. Mac Danzig, campeão do "Ultimate Fighter 6 – PETA - jan2008
  3. Eva Mendes, a boa do bem – PETA – dez2007
  4. Pulseira "Charity Water" - por US5, na Sak’s (NY)
  5. Produtos RED (Revolution, Evolution, Devotion) – por Bono Vox (líder do U2)
  6. Jóias de Monique Péan – materiais oriundos de fósseis (marfim), reciclagem (ouro) ou de zonas livres de conflito (diamantes)
  7. Jóias de John Hardy – materiais reciclados e técnicas de artesãos nativos
  8. Tênis pele falsa - Nike
  9. Tênis "biodegradável - Adidas
  10. Slogan Fashion Rio - Reciclar - recIclar - renOvar
  11. Festa "Life Ball" 2008 (pró AIDS) emViena – Agent Provocateur
  12. Poverty for Panties - pró algodão orgânico e condições de trabalho escrupulosas
  13. JR Watkins – farmácia do Minnesota, fundada em 1868 (EUA), a “avó” dos produtos eco-friendly
  14. Jogadores de rugby do London Wasp em prol da campanha contra o câncer masculino
  15. Árvore de Natal da Steven Quick (NY): lucro das vendas para American Cancer Society – dez2007
  16. Cow Parade: na ativa ao redor do mundo, desde 1998
  17. Recicle - Camisetas de 2ª.mão (http://www.re-shirt.net/) e Jóias de 2ª. mão (http://www.exboyfriendjewelry.com/)
  18. Stella McCartney (por último, mas não menos importante)

    * Fonte: Wikipedia