- O termo "fast-fashion" foi derivado do "fast-food": o "prato rápido".
- A moda " F " é feita para ser consumida, digerida e descartada em poucos meses. Se tanto.
- As coleções são compactas. O que "encalha" vira promoção.
- Como o investimento, tanto de consumidores quanto de fabricantes, é pequeno (as peças são "baratas") a equação se resolve, e todos os agentes econômicos terminam satisfeitos.
- As redes internacionais do ramo (ex.: Zara, H&M, C&A, Topshop) tiveram, em 2007, um aumento estrondoso de vendas e lucros.
- Missão: oferecer os "objetos de desejo" de seu público-alvo o mais rapidamente possível.
- Acervo: peças semelhantes às usadas por "celebrities" (na novela, na revista) e àquelas desfiladas nas últimas coleções (de estilistas ou grifes) de prestígio.
- Método: muita observação (ou espionagem?) e alguma (se tanta) inspiração.
- A Internet (e celulares munidos de câmeras) despeja, quase instantaneamente, o que os criadores levaram meses entre inspirando-se e transpirando.
- Sinal dos tempos: nada é de ninguém.
- Em segundos, o item de "bistrô" vira "snack" (um lanchinho).
- Eu os tenho.
- Se "escrúpulo" está fora de moda, devo ter envelhecido tão rápido, que nem percebi.
- Inspiração = captar a essência de algo (ex.: releituras)
- Cópia = dever, negar e pagar, jamais (ex.: "Coca-Bola")
- Falsificação = usar o nome de outro em vão (ex.: "Xhannel")
- Réplica = reconhecer o DNA e dar "nome aos bois"
- Bistro = dar tempo ao tempo
- Fast-food = ir em frente porque atrás vem gente
- Snack = se cavalo dado, não olhar os dentes
"Ter o que não se possui, é triste"