INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
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SURFACE DESIGN by DBStudio

outubro 29, 2009

A T da Foca

  • Apesar da importação do "produto" ter sido banida pela União Européia e da resolução do senado americano de boicotar a "matéria prima", o governo do Canadá continua a permitir o abate (bárbaro, covarde, cruel) de filhotes de focas.
  • O motivo da carnificina é absolutamente banal.
  • Nem fome, nem frio: os animais são executados porque a pele deles é "divina"!
  • Divina também é a atitude dessas celebridades, que colocam sua imagem a serviço da ética.
  • Vestindo a T do PETA, corpos de famosos clamam:

"SALVEM AS FOCAS"


Moda na Palma da Mão

  • Neste vídeo, 5 definições de verbetes referência na moda.


Rosa Choque

  • Na 14ª parada comemorativa dos 60 anos de socialismo na República Popular da China, o governo mostrou, com pompa e circunstância, a quem interessar possa ou não, seu poderio bélico.
  • O tamanho do exército humano impressiona (8.000 pessoas)!
  • Bem como o uniforme das militares femininas.

  • Fashion made in China - que coisa!

  • Quem será o ... "army stylist"?

outubro 27, 2009

Escada Musical

  • Motivação, a saída para a "leguminosidade".
  • Peça da Volkswagen.

  • Via (minha querida amiga e artesã de jóias) Fernanda Castelões.
  • bjnhs, Fê!

Übber Mutter

  • Esta foto vale por várias consultorias de estilo.
  • Mulheres, a Gi comprova que gravidez e "balonée" não necessariamente foram feitos um pro outro.

Imagem (e recadinhos): Fashionista

Moda Beta

  • Alfabeto: mais uma contribuição advinda da civilização grega.
  • A 2ª letra do seu alfabeto é o "beta", nome de uma nova loja inglesa: a Beta Fashion.
  • A Beta está inovando no conceito de seleção do mix de produtos.
  • Ao invés de delegar apenas aos seus compradores a tarefa de escolher o estoque, a loja oferece aos estilistas a chance de submeterem suas criações ao julgamento popular.
  • As peças escolhidas pelo "fandom" (o consumidor) serão confeccionadas e colocadas à venda.
  • O slogan da competição é:

"You designs, your style, your label"

  • Quer participar? Link-se até 30 Novembro.
  • Criações comunitárias: mais do que uma tendência, um caminho.

PS: "fandom": palavra de origem inglesa (Fan Kingdom), que se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da TV, pessoa ou fenômeno em particular (Wikipedia).

Saia Masculina

1
  • Miuccia Prada a apresentou na passarela,

2

  • este estilista, geralmente, agradece, ao final de seus desfiles, vestindo a peça.

3

  • Os escoceses a usam como traje de gala,

4

  • mas, desde há muito tempo, os homens a rejeitam.
  • Influência das civilizações bárbaras, responsáveis por introduzir no vestiário masculino o pantalón, ou seja, as calças compridas.

Dentre as civilizações antigas, a grega, berço da civilização ocidental, é absolutamente fascinante.

  • Os gregos cultuavam a beleza, fosse ela musical, matemática ou física ("mens sana en corpore sano").
  • Apesar de toda a valorização do belo, os gregos preocupavam-se com a educação, caminho para alcançar a excelência física e moral.
  • Teatro, arquitetura, escultura, pintura, a arte grega é reverenciada e é um referencial atemporal.
  • Fonte revisitada por estilistas de todos os tempos, a indumentária grega apresentava drapeados, capas e muita joalheria.
  • E os homens gregos vestiam quitons, ou seja, eles usavam... saias.



















  1. Poseidon (Museu Arqueológico Nacional de Atena)
  2. Primavera 2009
  3. Marc Jacobs
  4. Sir Sean Connery

Cabelo Ombré

  • Esqueça as luzes californianas, páre de retocando as raízes dos cabelos que insistem em dar trabalho de 15 em 15 dias.
  • Se o cabelo ficou branco, sorte a sua.

Você está na tendência e nem sabia...

  • No alto, a stylist Katie Shillingford, na Paris Fashion Week com tons degrade azul e preto (foto: Tommy Ton).
  • Abaixo, a modelo Anastasija Kondratjeva, na desfile de Proenza Schouler (foto: Style.com).

outubro 26, 2009

Estilista: Profissão ou Inspiração?

  • Hoje, caminhando e conversando com uma boa amiga (fala, Lili!), discutíamos o quanto a inspiração sobrepõe-se à formação técnica na profissão de estilista.
  • Ela dizia que sim. Eu dizia que não.
  • Muitos dos aspirantes a "fashion designers" chegam às aulas cheios de certezas (acompanhadas, 50% da vezes, por um excesso de auto confiança, a bem da verdade).

  • Geralmente, se têm uma "cabeça boa" para teoria, subestimam as aulas práticas.
  • E se desenham com facilidade, dispensam, por conta própria, as aulas teóricas.
  • Quem percebe que optar por uma profissão - qualquer uma - requer resignação, procura dar o máximo de si em todas as disciplinas, quer elas exerçam atração ou repulsão.
  • Porque embora as especializações no setor têxtil sejam muitas, o mercado é estreito (aliás, qual não é?).

"The winner takes it all", canta Merryl Streep no musical Mamma Mia (que, aliás, desde que passa na TV, já revi "n" vezes. Não que eu fosse, até então, fã do Abba, mas a frase dessa canção é desafiadora: "ao vencedor, tudo".)

  • No 1º período da faculdade de estilismo, a gente estuda modelagem, materiais complementares, a história da indumentária, técnica de cores; pesquisa moda, "viaja" no laboratório de criação e desenha: de tudo um muito.
  • Fifi Lapin é uma ilustradora de moda incomum.
  • Usando como modelo coelhinhas, Fifi consegue reproduzir peças complexas de desfile, em corpos ínfimos, nos mínimos detalhes...

  • Seu talento migra, finalmente, da Web ao produto real: agora, as "coelhinhas da Fifi" estampam as T-shirts cheias de charme da ASOS.

  • Estudantes de estilo, dedicar-se é preciso.
  • Talento inato sem um sólido know how é autodidatismo (já descrito por aí como uma forma de "tornar-se ignorante por opção pessoal").

Money, money, money, money

  • A Radius é uma escova de dente ecologicamente correta.
  • Por que?

"Os cabos são feitos de madeira, de linho ou de notas de dólar recicladas combinados com polipropileno reciclado, ou bio plástico."

  • Quando "vassourinha" encontrar-se em estado deplorável, as cabeças das escovas podem ser substituidas.
  • O preço da ferramenta produzida com material 93% reciclável é:
  • 1 escova = US6.95 = 3 cabeças = US6.95
  • De acordo com o fabricante, a Source Brush é 65% mais eficiente do que as escovas comuns.
  • E seus cabos "duram para sempre".

Fonte: Tree Huggers

Diamantes Annenberg

  • Designer: Cartier
  • Estilo: Belle Epoque
  • Valor: mais de US 1 milhão.
  • Leiloeiro: Christie’s
  • Para Rahul Kadakia, chefe de joalheria da casa em NY, o sucesso das vendas foi assombroso:

"Durante 3 horas e 1/2, entre 10 e 13 hs., dia 21 Outubro na Christie’s,

foi como se a recessão nunca tivesse acontecido".


Imagem: Courtesy Photo

Caixa de Surpresa

  • Em dezembro, os líderes mundiais estarão reunidos em Copenhagen, na Conferência Climática das Nações Unidas.
  • Mais do que discursos e intenções, o que se espera é que os dirigentes, finalmente, selem compromissos.
  • O Greenpeace propõe que o mundo envie um pacote solicitando "ação"!
  • Que mandar o seu? Link-se.

PS: adivinha qual dos pacotes lá em cima é o do db?

outubro 25, 2009

Por una Cabeza

  • Adereços "mentais" criados pelas garotas venezuelas da Oh! Nena.


A Grife Rocks; a Ética Dança

  • Mais uma imagem étnico-fashion de Isabeli Fontana, "logotipada" de LV.
  • Revista: Vogue francesa, Novembro 2009.

Esta foto (de David Sims), aposto, fica na história.

  • Na mesma revista, a interpretação do estilo étnico da Dior: na pele de Raquel Zimmermann, é uma ode ao... "animalismo".

  • 2.009 anos dC, a grife propõe uma regressão à indumentária neo e/ou paleolítica, quando peles significavam agasalhos, ossos agulhas e os tendões das caças... linhas.
  • Eram os homens das cavernas "maus feito pica-paus"? Não, eles apenas viviam numa época anterior à evolução da tecnologia têxtil.
  • A indústria têxtil evolui, já os animais "racionais"...
  • Na guerra fashionômica travada entre a bela "mode" e a fera "crisis", abunda imaginação e falta escrúpulo.
  • Feras: milênios depois, o bicho homem permanece nefasto: run, babies, run!

Oi Fashion Rocks

  • Não foi ao Jóquei nem viu a "celebration" na Internet?
  • Deguste esta porção diet do banquete.






  • Ficou com água na boca?
  • Ano que vem tem mais!

outubro 24, 2009

Belo Drama

  • Auto didatismo,

  • 19 anos de vida e...

  • marcadores, canetas, crayons e tinta acrílica.

  • Beleza e drama nas telas do sul coreano Minjae Lee.

Oi Fashion Rocks

  • Hoje é noite de música e moda no Jóquei Clube do Rio de Janeiro.
  • Na 1ª edição brasileira do Fashion Rocks tem Alexandre Herchcovitch, André Lima, Donatella Versace, Francisco Costa (Calvin Klein), Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Marc Jacobs, Riccardo Tisci (Givanchy); Ciara, Daniela Mercuri, Diddy Combs, Estelle, Grace Jones, Mariah Carey, Stop Play Moon e Wanessa & Ja Rules.
  • Ontem, houve uma palestra no Teatro Oi Casa Grande com o diretor de criação e produtor executivo internacional do evento, Jason Herbert, o produtor nacional do evento Paulo Borges (diretor do RJ e do SPFW), a estilista Lenny Niemeyer e a mediadora do encontro, Alexandra Farah.

Eu fui e anotei muito do que foi dito por lá.

  • Borges é o responsável por organizar a "moda" brasileira. Seu maior talento, segundo ele mesmo, "é ouvir as partes e somar, estabelecendo um patamar de qualidade elevado". Que delicadeza e humildade; em outras palavras, Paulo é muito "fofo".
  • Para Herbert (outra simpatia), este é "um show complexo, mistura de fãs e música e uma fusão de processos criativos."
  • O diretor dos 5 F.Rocks mundiais considera esta 1ª integração de um evento internacional com outra cultura - a brasileira - "um evento unique".
  • A (elegantíssima) estilista Lenny falou que a moda praia foi o carro "abre alas" responsável por levar a moda brasileira ao mercado externo. E que "pela 1ª vez vou conseguir assistir ao meu desfile da platéia".
  • A conclusão de Paulo Borges sobre o que é a moda hoje, foi esclarecedora: moda é entretenimento.
  • A roupa é apenas a parte industrial do complexo universo "moda". Moda é informação.

E o setor moda emprega: só no back stage desta "celebração" de 1 noite trabalharam 2.000 pessoas (num evento como as Fashion Weeks - que duram 1 semana - trabalham 2.500).

  • Esses números foram usados para explicar a uma moça da platéia "inconformada" (para dizer o mínimo) com o preço dos ingressos (a meia entrada mais barata custa quase R$500) o porquê da cifra.
  • Ela clamava por ingressos a preços reduzidos para estudantes de moda.
  • Fiquei tão pasma (eu e muitos) que quase perguntei a ela se, caso fosse à Daslu, exigiria "etiquetas com preço especial para estudante".

Depois de cerca de 1 hora e algum bate boca nada fashion, o workshop - com previsão inicial de 2 horas de duração - foi encerrado.

  • Antes, porém, houve um sorteio, e 3 ou 4 felizardos (não eu!) ganharam ingressos para a celebrar a "moda que arraza".
  • Jason garantiu que ano que vem tem mais. E que se sentirá honrado por voltar ao Brasil.
  • A quem quiser assistir ao show, direto do seu "lar doce lar", a entrada vip é grátis: basta entrar na página da Oi.

Além do Design

  • Pensando nos viajantes que dormem no chão dos aeroportos, o designer Erik De Nijs criou malas que viram sofá e mochilas-almofadas.

  • Erik, é um holandês de apenas 23 anos, um jovem gênio do design contemporâneo: o estudante é o autor de um jeans que é um teclado de computador.

outubro 22, 2009

Ecos do Futuro

  • Stella McCartney, estilista eco-chic, está lançando uma coleção para crianças e bebês.
  • A distribuição fica a cargo da mega cadeia de lojas com preços acessíveis, a GAP.
  • O lançamento acontecerá dia 2 Novembro, em pontos de venda selecionados, nos EUA, Canadá, Inglaterra, França e Japão.
  • McCartney explicou o desafio de produzir para este novo pequeno grande público:

"OK, eu tive de entrar no universo infantil para saber do que eles deviam gostar."


  • E do que quem acabou de nascer ou já completou 12 anos gosta?
  • De T-shirts com estampa de super herói (peça aprovada por Miller, um cara de 4 anos, filho de Stella), tênis de cano alto customizável, pijama cuja embalagem é uma sacolinha com estampas de dinossauro, saias "tutu" em tule, etc.

  • Filosofia de vida da estilista (e demanda de muita gente), nenhum item é feito de couro.
  • As mini peças da Stella mais do que vestem, ensinam a refletir.
  • Ética é um conceito de difícil explicação.
  • Mas quando é exercitado desde a infância, passa a fazer parte da vida.
  • Naturalmente.

Fonte: WWD


PS: a palavra "ética" é originada do grego "ethos", que significa modo de ser, caráter. Através do latim "mos", que significa costumes, derivou-se a palavra moral. (Wikipedia)

Mala de Viagem

  • Esta mala da AeroTech Evolution é feita em ABS, plástico que absorve o impacto de uma queda (e elas são muitas do check in ao resgate da bagagem, certo?), e comporta aros de até 64 polegadas.
  • À venda na Scicon.

  • Um belo presente de Natal a atletas de carteirinha ou eco chiques de coração.
  • Que vão de bike sempre que possível, até mesmo quando embarcam num... avião.

PS: o preço também está nas nuvens: 720 Euros.

Vogue Paris Nov 2009

  • Isabeli Fontana, clicada por David Sims, na capa da Vogue de Novembro, dando um "chega pra lá" na crise.
  • O luxo supremo é tribal, o grafite é extremo.
  • A máquina capitalista atropelando, a todo o vapor, o comportamento ecologicamente correto.
  • Coitadinhas das espécies que passaram perto desta "mulher caçadora"...
  • A revista não poupou esforços para levantar a "moral da moda".
  • Lembrando aos consumidores, 1 mês antes do Natal chegar, que...
  • Comprar é preciso!

Imagem: Le scans de Diorette

O Drapée de Vionnet

  • Na pré estreia de "Amelia", a atriz Hillary Swank apareceu neste estonteante vestido drapeado.
  • Modelo da coleção Vionnet resort 2010.
  • Vionnet é o sobrenome da estilista francesa (1876-1975) que revolucionou a moda, mestra da técnica de moulage (modelagem tridimencional).
  • Madeleine Vionnet foi chamada de a "rainha do corte enviesado” e “a arquiteta entre os costureiros”.
  • Dominou a alta costura com seus vestidos elegantes, de inspiração grega, nos anos 30, usados por estrelas da época como Marlene Dietrich, Katharine Hepburn e Greta Garbo.

“O vestido deve acompanhar a usuária,

e se ela rir, o vestido deve rir com ela".

M.Vionnet

Imagem: Getty Images

outubro 21, 2009

Censura "R"

  • Rihanna veste "arame farpado" na capa de seu novo single "Roleta Russa".
  • O single, que começou a tocar nas rádios inglesas ontem, é uma prévia do 4º álbum da artista - "Rated R" - com lançamento previsto para 23 Novembro.
  • A moça encarnou uma dominatrix, tão sexy quanto distinta.
  • Censura livre.

Fonte: Daily Mail

Sex and the Chic

Getty Images
  • Katie Holmes, desde que aprendeu que a mídia não perdoa, noticia (cumprindo a sua função), dá aula de bom tom.
  • Em Los Angeles, na 16ª festa "Elle Tributo às Mulheres em Hollywood", a sra. Holmes estava impecável.
  • E mostrou como misturar (corretamente) peças de vários estilos:
  1. Casual: T-shirt
  2. Clássico: preto
  3. Romântico: saia rodada
  4. Sexy: transparência
  • Katie não ofereceu "amostra grátis": sob a transparência, vestiu um discretíssimo "bra".
  • Sex e "chic" (não "cheap").
  • Bom senso é sempre muito caro, caríssimo, caros leitores.
  • Porque o "barato" pode sair muito caro...

Arte pela Arte

AW

  • A inspiração para a brincadeira com a 1ª Dama dos EUA é o trabalho do um gênio da pop arte, movimento que atacava enquanto ironizava a sociedade capitalista nos anos 60.

  • O autor da série de telas em cores berrantes que recebiam fotografia via processo serigráfico é Andy Warhol (1928/1987), que retratou mitos de sua época como Jacqueline Kennedy, Marilyn Monroe, Mao Tse-tung, Che Guevara, Elvis Presley, Mickey Mouse, Coca-Cola, sopa Campbell e banana.

  • A "arte pop" tinha como objetivo eliminar o fosso (cultural) entre a arte erudita (única, elitista, irreproduzível) e a manifestação popular, provando que é possível haver refinamento no cotidiano.

  • Por seu intermédio, filmes e fotografias foram levados a museus e exposições internacionais.
  • Ilustrador, desenhista, produtor musical, pintor e pensador além do seu tempo, Warhol disse o que a história confirma:

"No futuro, todo mundo será famoso por 15 minutos"



Fontes: Portal da História; Wikipedia

Alvo Chic

JPG
  • Mais um rumor virou realidade.

  • Jean Paul Gaultier será o próximo designer (os outros foram Alexander McQueen e Anna Sui) a assinar uma coleção para a mega cadeia de (1.699) lojas de departamento americana Target.

  • A parceria pop-chic tem prazo limitado: de 7 Março a 11 Abril.


"A etiqueta pode ajudar porque faz as pessoas se sentirem seguras...

é verdade também que (algumas pessoas) não querem ser outdoors ambulantes da loja.

Mas a maioria das pessoas gosta de etiqueta."


JP Gaultier (em entrevista à Vogue - 1995)


Imagens: desfiles de JPG (reprodução)