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SURFACE DESIGN by DBStudio

outubro 24, 2009

Oi Fashion Rocks

  • Hoje é noite de música e moda no Jóquei Clube do Rio de Janeiro.
  • Na 1ª edição brasileira do Fashion Rocks tem Alexandre Herchcovitch, André Lima, Donatella Versace, Francisco Costa (Calvin Klein), Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Marc Jacobs, Riccardo Tisci (Givanchy); Ciara, Daniela Mercuri, Diddy Combs, Estelle, Grace Jones, Mariah Carey, Stop Play Moon e Wanessa & Ja Rules.
  • Ontem, houve uma palestra no Teatro Oi Casa Grande com o diretor de criação e produtor executivo internacional do evento, Jason Herbert, o produtor nacional do evento Paulo Borges (diretor do RJ e do SPFW), a estilista Lenny Niemeyer e a mediadora do encontro, Alexandra Farah.

Eu fui e anotei muito do que foi dito por lá.

  • Borges é o responsável por organizar a "moda" brasileira. Seu maior talento, segundo ele mesmo, "é ouvir as partes e somar, estabelecendo um patamar de qualidade elevado". Que delicadeza e humildade; em outras palavras, Paulo é muito "fofo".
  • Para Herbert (outra simpatia), este é "um show complexo, mistura de fãs e música e uma fusão de processos criativos."
  • O diretor dos 5 F.Rocks mundiais considera esta 1ª integração de um evento internacional com outra cultura - a brasileira - "um evento unique".
  • A (elegantíssima) estilista Lenny falou que a moda praia foi o carro "abre alas" responsável por levar a moda brasileira ao mercado externo. E que "pela 1ª vez vou conseguir assistir ao meu desfile da platéia".
  • A conclusão de Paulo Borges sobre o que é a moda hoje, foi esclarecedora: moda é entretenimento.
  • A roupa é apenas a parte industrial do complexo universo "moda". Moda é informação.

E o setor moda emprega: só no back stage desta "celebração" de 1 noite trabalharam 2.000 pessoas (num evento como as Fashion Weeks - que duram 1 semana - trabalham 2.500).

  • Esses números foram usados para explicar a uma moça da platéia "inconformada" (para dizer o mínimo) com o preço dos ingressos (a meia entrada mais barata custa quase R$500) o porquê da cifra.
  • Ela clamava por ingressos a preços reduzidos para estudantes de moda.
  • Fiquei tão pasma (eu e muitos) que quase perguntei a ela se, caso fosse à Daslu, exigiria "etiquetas com preço especial para estudante".

Depois de cerca de 1 hora e algum bate boca nada fashion, o workshop - com previsão inicial de 2 horas de duração - foi encerrado.

  • Antes, porém, houve um sorteio, e 3 ou 4 felizardos (não eu!) ganharam ingressos para a celebrar a "moda que arraza".
  • Jason garantiu que ano que vem tem mais. E que se sentirá honrado por voltar ao Brasil.
  • A quem quiser assistir ao show, direto do seu "lar doce lar", a entrada vip é grátis: basta entrar na página da Oi.