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SURFACE DESIGN by DBStudio

janeiro 21, 2009

Comunicação Semiótica

Foto: IHT
  • Michelle LaVaughn Robinson Obama.
  • Desde a candidatura do marido até a dia da posse de Barack Obama, muito já foi fotografado, aplaudido, especulado, criticado e noticiado sobre a atual 1ª dama dos EUA.

(Aliás, se eu fosse "ela" ou "ele", já estaria divulgando o quanto nossas bolsas encontram-se repletas com a "nouveaux", que a mídia não se cansa de noticiar: Mr. Obama é o "1º presidente negro dos EUA".)

  • No "inauguration day", Michelle vestiu Isabel Toledo: estilista nascida em Cuba, radicada na América, que debutou na NY Fashion Week em 2007, quando trabalhava para a marca Anne Klein e que, agora, é alçada ao estrelato.

Atelier de Toledo em Manhattan (2006)

  • Sabe-se que a 1ª dama americana é mestra em comunicação semiótica.
  • Expressa-se por sinais: há sinal tão claro como aquilo que escolhemos para vestir?
  • No Inauguration Day, a família passou o recado na linguagem das cores.
  • Afinada com a mensagem do 44º presidente dos EUA: liberdade, igualdade, fraternidade.
  • Uma das filhas em azul (a cor que simboliza o partido do pai, o democrata), a outra em vermelho rosáceo (cor símbolo do outro partido, o republicano).
  • Michelle, por sua vez, mostrou, mais uma vez, que a plataforma eleitoral do marido (ativista de direitos humanos) será o ícone dessa gestão.
  • Escolheu vestido "amarelo champagne" ou "raspas de limão" (quanta criatividade o tom das cores apresentam) by Toledo (democracia), e verdes sapatos (by Jimmy Choo -glamour) e luvas by J.Crew (nacionalismo).
  • Integração é a palavra chave do governo Obama.
  • Depois das globalizações industrial, comercial e tecnológica, a promessa é a globalização existencial.
  • No pedido do pastor, "que ele tenha sabedoria e força para fazer as vontades de Deus".
  • Para os eventos de gala, Michelle escolheu um vestido branco (a mistura de todas as cores), by Jason Wu.

  • Como diz a música dançada pelo casal, em algum dos tantos bailes a que compareceram: "Finalmente".





  • PS: o "look" Michelle estará à venda na Barney's NY (por US1,500), em março.

janeiro 17, 2009

Música e Arte

  • O pessoal do Grammy Awards produziu a imagem especial acima para a banda Coldplay.
  • A obra de arte foi feita com títulos de músicas que inspiraram cada membro da banda.

  • Abaixo, a lista das canções favoritas dos caras.
  1. Cris:
    Cigarettes and Alcohol - Oasis
    Comfortably Numb - Pink Floyd
    Teardrop - Massive Attack
    If I Aint Got You - Alicia Keys
    Angel Interceptor - Ash
  2. Will:
    Fairytale of New York - Kirsty MacColl & The Pogues
    Ride On - Christy Moore
    Bittersweet Symphony -The Verve
    She’s Not There - The Zombies
    Batman - Prince
    Intervention - Arcade Fire
    Killing in The Name Of - Rage Against The Machine
  3. Jonny:
    River Song - Dennis Wilson
    War - Edwin Starr
    Seven and The Ragged Tiger - Duran Duran
    Tangled Up in Blue - Bob Dylan
    Gimme Shelter - Rolling Stones
    Velouria - Pixies
  4. Guy:
    Midnight Cowboy - John Barry
    Pass the Peas - the JB’s
    Strawberry Fields Forever - The
    My Cherie Amour - Stevie Wonder
    Regatta de Blanc - The Police
  • Vale a pena visitar a página da banda no My Space: uma "obra de arte.com".

Moschino

Yulia Kharlapanova para a campanha da Moschino primavera/verão 2009
  • O designer italiano Franco Moschino (1950/1994) estudou na Academia de Belas Artes de Milão.

  • Foi ilustrador de revistas de moda, trabalhou para Versace e em 1983 fundou sua marca própria.

  • Suas criações sempre evocaram o bom humor.

  • Aderiu à logomania em 1980, estampando frases como "this is a very expensive shirt" ou uma palavra simples ("logo") em um terno. Ou capas de revistas em vestidos.

  • Rossella Jardini é a diretora de criação das marcas da casa (Moschino, Cheap and Chic e Love Moschino - ex Moschino Jeans) desde 1994.

  • Desde que assumiu a casa, Jardini, apesar de conduzir os negócios de forma contemporânea, não abandonou o espírito vivaz e bem humorado, característico desta grife cujo estilo fez a história da "moda no século XX".

janeiro 16, 2009

Glam e Progresso

  • Eva Langoria estará (também) na capa da Glamour de fevereiro.
  • No miolo da revista, a atriz de "Desperate Housewives" filosofa:

"Tony e eu adoraríamos ficar juntos para sempre.
Mas o único jeito de se alcançar o futuro é viver um dia após o outro
."


  • Olho pra imagem acima e não consigo deixar de comentar.
  • O resultado desta foto é mero descuido no tratamento da imagem (leia-se "photoshop" mal executado), falha de revisão, ou estamos, solenemente, assistindo a uma mudança de paradigmas no conceito da beleza?
  • Queremos menos perfeições?
  • Estaria aquela foto apontando para uma mudança no comportamento?
  • O impecável começando a ser percebido como irreal?
  • Adoro (as boas) mudanças. Elas sinalizam conscientização.

  • Eva, maçã, pecado, imperfeição, humanização ...
  • Na tendência, o progresso.

Se dirigir ...

  • Esta é a peça criada para a cerveja.
  • Bati (o olho, obviamente, e graças a Deus) e pensei: cadê a vodka?

Fonte: Lá Fora

Penso Lego Existo

  • Mais do que um monte de tijolos coloridos, o "Lego" é um clássico.
  • Ou, até mesmo uma mania ponto com. A legomania.
  • O grupo foi fundado em 1932, e o brinquedo (criado em 1950) de plástico injetado permanece uma fonte de inspiração.

Balenciaga

  • Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade de Copenhagen, com 6 peças 2x4 pode-se obter 915.103.765 combinações possíveis.
  • De parques temáticos a sapatos, de obras de arte a desfile virtual, o versátil tijolo colorido está "tech".

Brickartist

  • O novo lançamento é uma parceria da empresa com a Digital Blue.
  • Câmera fotográficas, walk-talkies, MP3 players, etc.

PS: 'LEGO' é uma abreviação de "leg godt", que (ao pé da letra) em dinamarques significa "brinque bem" ou, melhor, "divirta-se"!

(RED)

  • Para combinar com o vermelho Valentino, mais um pouquinho de (RED).


  • Este é benemerente e, como todo mundo sabe, é capitaneado pelo lider do U2, Bono Vox.

Scarlett em Vermelho

  • Na Harper's Bazar de fevereiro, Scarlett Johansson.

  • Em vermelho, no tom referência do estilista Valentino.

janeiro 15, 2009

O Luxo em Tempos de Cólera

  • "Desde a Grécia antiga, produtos de luxo recebem o carimbo da imoralidade.
  • Eles representam lixo, superficialidade, inadequação de riqueza. Não têm necessidade de existir."

  • O autor da frase é o sociólogo Gilles Lipovetsky, escritor de vários livros, entre eles "O Império do Efêmero".
  • Em um dos trechos do livro, o consumo é assim definido:
  • "... lazer fácil, a fugacidade das imagens, a sedução distrativa da mídia só podem sujeitar a razão, enviscar e desestruturar o espírito. O consumo é superficial, portanto põe fim à razão; as indústrias culturais são estereotipadas, portanto a televisão embota os indivíduos e fabrica moluscos descerebrados.
    O feeling e o zapping (ficar mudando de canal de tevê rapidamente, com controle remoto) esvaziam as cabeças; o mal, de qualquer modo, é o superficial, sem que se chegue a desconfiar nem por um segundo que efeitos individuais e sociais contrários às aparências possam ser a verdade histórica da era da sedução generalizada....
    ".

  • Em meio à 1ª crise do século XXI, em que os índices da bolsas de valores tornam claro a debaclè do capitalismo neo-liberal (onde o Estado deixa aos mercado a tarefa da auto-regulamentação) e a globalização leva, aos 7 mares, tanto a informação quanto a recessão, o efêmero também é atingido.

  • Consumidores do luxo, setor considerado à prova de choques, reprimem seu apetite.

  • Vamos da teoria aos fatos:
  • As liquidações de grifes nos EUA tiveram um resultado desastroso.
  • Em Tóquio, a Louis Vuitton cancelou a inauguração de sua loja mais requintada.
  • E a francesa Chanel cortou, recentemente, 200 funcionários temporários (para a empresa, a pior ação de RH, desde 1939, quando Coco Chanel demitiu o staff inteiro, no espocar da 2ª GGM).

  • As semanas de moda, adequando à conjuntura, tendem a mostrar uma moda mais "pronta pra vestir" do que sempre.

  • A opinião desse web-site é que o luxo não tem nada de imoral.
  • O luxo é relativo. A extravagância de uns pode ser a esta básica de outros.
  • Além, ele (o luxo) cria empregos.

  • Como disse Lipovetsky, há na moda "... um caráter libertário, (que) faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas..."
  • Desde que haja "fair trade", a excentricidade de uns (poucos) é o sustento de outros (tantos).
  • Já que não tivemos a sorte de nascer com a exuberância natural dos pavões, criamos artifícios para diferenciarmo-nos de pares ingratos.

  • A fim de atrair personas gratas.
  • Diferenciações que nos levam à meta de tornarmo-nos iguais.
  • A quem?
  • A quem somos ou a quem gostaríamos de ser?

    Fonte: NY Times
    Imagens: Google

A Crise e o Luxo

Van Cleef and Arpels

  • Já dizia Lord Keynes que os ricos têm uma propensão a poupar maior do que os pobres.
  • Elementar.
  • Este economista visionário, que viveu entre 1883 e 1946, entendia as complexas relações das pessoas com o emprego, o juro e a moeda.
  • E desses fatores econômicos entre si.
  • Em época de crise, a demanda cai: a demanda dos assalariados, certo?
  • Muito provavelmente sim.
  • E se não 100% dos novos "poupadores" são os "não ricos", os maiores certamente o são.
  • Os ricos compram constantemente: mas, se o horizonte for o infinito, não poderiam mesmo gastar incessantemente. Porque já estão satisfeitos. Será?

Moet & Chandon

  • Esse é o desafio que as empresas que produzem bens para este nicho do mercado - o luxo - procuram desvendar e ... abocanhar.
  • Criar, promover e, óbvio, vender o exclusivo, o high-end, o premium, o übber!

The Plaza (NY)
  • Alimentando o desejo, vislumbram aumentar seu lucro.
  • Tudo o que elas querem saber é:

"Do que os ricos gostam *?"

Pagani - Honda
  • Mas como "o futuro a Deus pertence", um estudo do Luxury Institute (EUA), dá 8 dicas para que os negócios direcionados ao luxo continuem empáfios, sua escalada de crescimento. (A despeito da crise).
  • A saber:
  1. Manter o foco;
  2. Ser impecável;
  3. Fugir da pasteurização;
  4. Mais marketing e menos publicidade;
  5. Equipe ótima;
  6. Internet;
  7. Ouvir o consumidor;
  8. Super estimar a concorrência.

    Fonte: FAAP

* "Do que os ricos (ou não) gostam (mas só aqueles podem comprar)?"

PS1: a Saks Fifth Avenue (loja de departamentos voltada à classe média) anuncia que cortou 1.100 postos de trabalho.

Sereias

Kate Winslet - ganhadora de 2 prêmios- e Leo DiCapprio
  • Na premiação do Globo de Ouro, as estrelas, quase que invariavelmente, optaram por vestidos com caudas.

Melissa George - Armani Privé

  • Dior foi a grife desfilada por muitas delas.

Sandra Bullock

Eva Mendes

  • Jennifer Lopez não surpreendeu: foi fiel, como sempre, ao estilo ... J.Lo.

Marchesa

  • Renee Zellweger foi agraciada (não aqui, mas a gente ... concorda) como o look mais bizarro do evento.

C.Herrera

  • Demi Moore (que como dizia Paulo Francis, de "demi" não tem nada), leva, na opinião do db, o Globo de Ouro na categoria elegância primorosa.

Dior