- Os psicólogos dizem que as cores exercem influência no comportamento dos indivíduos.
- Desencadeiam respostas emocionais.
- Tais sensações dependem de fatores culturais e ambientais (no Japão, por exemplo, a cor branca simboliza a morte).
Por isso (e também procurando vender a novidade - ou o estoque encalhado), o 1º elo do setor "moda" a definir o que será mostrado, comercializado e ... desejado, é o de pigmentos têxteis.
- O resultado dos estudos (estatísticos ou tendênciosos) vem sempre, claro, embalado com muito glamour.
Dita von Tease
- Afinal, o que seria da moda se não fosse a economia e vice-versa?
A previsão de tendência outono/inverno 2009-2010 da Stahl aponta que há uma vontade de mudança.
- Um retorno ao equilíbrio depois de muita excentricidade, abundância e artificialismo.
- Resposta à crise econômica?
- Ou apenas um pit stop para o pensamento fluir, enquanto misturamos tecnologia e tradição?
Gwyneth Paltrow
- O estudo da empresa aponta 6 paletas de cores distintas, relacionadas a palavras-chaves dramáticas como personalização, mobilidade, qualidade, soluções espertas e eco-torcedores.
- São elas:
- Assuring Heritage (confirmando a herança): cores e sombras outonais; moderno + vintage.
- Unexpected Poetry (poesia inesperada) : preto; estilos dandy e vitoriano, resultando na fusão feminino/masculino.
- Ambitious Sobriety (sobriedade ambiciosa): cores neutras, não-sazonais, usáveis de leste a oeste.
- Being the Fabulous (sendo fabuloso): cores teatrais; contrastando com a sobriedade, o luxo e o glamour.
- Artisan Richness (riqueza artesã) : meios tons; nostalgia refletida em tons naturais.
- Warrior Temper (temperamento guerreiro): o guerreiro pede cores saturadas, extravagantes, tribais e orientais.
Eva Langoria
- Várias previsões indicam que a “it” cor em 2009 será o “pink”.
- O rosa enfeitará a conjuntura cinzenta que, no momento, se nos apresenta.
- E ainda cai bem em diferentes tons de cabelo, pele, personalidade e ...
- ... “web-pages”, como o dbstudio.