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SURFACE DESIGN by DBStudio

janeiro 21, 2009

Comunicação Semiótica

Foto: IHT
  • Michelle LaVaughn Robinson Obama.
  • Desde a candidatura do marido até a dia da posse de Barack Obama, muito já foi fotografado, aplaudido, especulado, criticado e noticiado sobre a atual 1ª dama dos EUA.

(Aliás, se eu fosse "ela" ou "ele", já estaria divulgando o quanto nossas bolsas encontram-se repletas com a "nouveaux", que a mídia não se cansa de noticiar: Mr. Obama é o "1º presidente negro dos EUA".)

  • No "inauguration day", Michelle vestiu Isabel Toledo: estilista nascida em Cuba, radicada na América, que debutou na NY Fashion Week em 2007, quando trabalhava para a marca Anne Klein e que, agora, é alçada ao estrelato.

Atelier de Toledo em Manhattan (2006)

  • Sabe-se que a 1ª dama americana é mestra em comunicação semiótica.
  • Expressa-se por sinais: há sinal tão claro como aquilo que escolhemos para vestir?
  • No Inauguration Day, a família passou o recado na linguagem das cores.
  • Afinada com a mensagem do 44º presidente dos EUA: liberdade, igualdade, fraternidade.
  • Uma das filhas em azul (a cor que simboliza o partido do pai, o democrata), a outra em vermelho rosáceo (cor símbolo do outro partido, o republicano).
  • Michelle, por sua vez, mostrou, mais uma vez, que a plataforma eleitoral do marido (ativista de direitos humanos) será o ícone dessa gestão.
  • Escolheu vestido "amarelo champagne" ou "raspas de limão" (quanta criatividade o tom das cores apresentam) by Toledo (democracia), e verdes sapatos (by Jimmy Choo -glamour) e luvas by J.Crew (nacionalismo).
  • Integração é a palavra chave do governo Obama.
  • Depois das globalizações industrial, comercial e tecnológica, a promessa é a globalização existencial.
  • No pedido do pastor, "que ele tenha sabedoria e força para fazer as vontades de Deus".
  • Para os eventos de gala, Michelle escolheu um vestido branco (a mistura de todas as cores), by Jason Wu.

  • Como diz a música dançada pelo casal, em algum dos tantos bailes a que compareceram: "Finalmente".





  • PS: o "look" Michelle estará à venda na Barney's NY (por US1,500), em março.