INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

janeiro 15, 2009

A Crise e o Luxo

Van Cleef and Arpels

  • Já dizia Lord Keynes que os ricos têm uma propensão a poupar maior do que os pobres.
  • Elementar.
  • Este economista visionário, que viveu entre 1883 e 1946, entendia as complexas relações das pessoas com o emprego, o juro e a moeda.
  • E desses fatores econômicos entre si.
  • Em época de crise, a demanda cai: a demanda dos assalariados, certo?
  • Muito provavelmente sim.
  • E se não 100% dos novos "poupadores" são os "não ricos", os maiores certamente o são.
  • Os ricos compram constantemente: mas, se o horizonte for o infinito, não poderiam mesmo gastar incessantemente. Porque já estão satisfeitos. Será?

Moet & Chandon

  • Esse é o desafio que as empresas que produzem bens para este nicho do mercado - o luxo - procuram desvendar e ... abocanhar.
  • Criar, promover e, óbvio, vender o exclusivo, o high-end, o premium, o übber!

The Plaza (NY)
  • Alimentando o desejo, vislumbram aumentar seu lucro.
  • Tudo o que elas querem saber é:

"Do que os ricos gostam *?"

Pagani - Honda
  • Mas como "o futuro a Deus pertence", um estudo do Luxury Institute (EUA), dá 8 dicas para que os negócios direcionados ao luxo continuem empáfios, sua escalada de crescimento. (A despeito da crise).
  • A saber:
  1. Manter o foco;
  2. Ser impecável;
  3. Fugir da pasteurização;
  4. Mais marketing e menos publicidade;
  5. Equipe ótima;
  6. Internet;
  7. Ouvir o consumidor;
  8. Super estimar a concorrência.

    Fonte: FAAP

* "Do que os ricos (ou não) gostam (mas só aqueles podem comprar)?"

PS1: a Saks Fifth Avenue (loja de departamentos voltada à classe média) anuncia que cortou 1.100 postos de trabalho.