INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 23, 2010

Recicle, Upcicle

1

  • Reinserir o lixo no processo produtivo.
  • Este é o significado do novo R da moda, que na verdade começa com U: upcycling.
  • E a nova fronteira da reciclagem: a moda no lixo.

    "Upcycling é o termo usado para a reinserção, nos processos produtivos, de materiais que teriam como único destino o lixo, para criar novos produtos. É transformar algo que está no fim de sua vida útil em algo novo, de maior valor, sem precisar passar pelos processos físicos ou químicos da reciclagem. O material é usado tal como ele é.
    A proposta ecologicamente correta e de custos reduzidos (afinal, a matéria prima vem do que se tornaria lixo) já está virando uma oportunidade de negócios lucrativa. Recém-chegada ao Brasil, a empresa americana TerraCycle enxergou esse potencial e cria acessórios confeccionados com embalagens que iriam para o lixo. De embalagens usadas de salgadinhos, difíceis de reciclar porque não têm valor econômico, são feitas bolsas, mochilas, estojos, cadernos, guarda-chuvas. Em sete meses de atividades no Brasil, a empresa já conseguiu utilizar 200 mil embalagens que iriam para o lixo..." (Fonte: Estadão)
  • Da embalagem em TNT que embala tênis aos lápis de papel de jornal (imagem 1), a matéria prima mais importante começa com C: de criatividade.