INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 06, 2010

Barba e Bigode: Vaidade ou...

"Barbas, Cabelos e Bigodes"

"Crônica da Semana" do Sintonia Fina.
Li, ri pra não chorar e repasso.
Boa 6ª feira 6 (semana que vem, é 6ª feira 13 ; > )

"Minha experiência pessoal com barba é péssima. Uma única vez, num distante verão, tentei deixar crescer uma barba. Mas, depois de três semanas, sofrendo com o calor, o suor e coceiras torturantes, raspei. Além de uma sensação de frescor e limpeza, passei a ouvir dos amigos que encontrava: “Você está parecendo mais jovem, fez botox?”. Tinha só tirado a barba.
Alguns usam a barba para melhorar o desenho do rosto, para encobrir lábios muito finos, ou grossos demais, ou disfarçar uma papada. Uns, para se esconder, outros para se exibir. A verdade é que a barba protege bem o rosto em climas frios – mas é muito incômoda nos trópicos.
Esta chateação diária masculina, movida a espuma e gilete, ou ao zumbido do barbeador elétrico - e pior, enfrentando o espelho - ou a opção preguiçosa ou vaidosa pelos pelos, virou uma questão política no Brasil. A barba se tornou a cara do PT.
Nunca na história deste país um partido político, além de se apresentar como mais ético, honesto e solidário do que os outros, exibia a sua diferença com uma identidade visual - as barbas bravias de seus líderes e militantes, inspiradas nos barbudos de Sierra Maestra. Nos bares, surgia um novo tipo popular urbano: o “barbudinho do PT”. Se fosse marketing, a estratégia do branding capilar se tornaria um case de sucesso, paralelo à trajetória da barba de Lula, que de eleição em eleição foi sendo aparada e tratada, enquanto o sapo barbudo passava a príncipe barbado.
Quando o careca e barbeado Marcos Valério e o barbudo Delúbio fizeram coisas cabeludas no mensalão, os petistas puseram as barbas de molho. Os bigodudos Tarso, Luís Dulci e Mercadante queriam refundar o partido, mas as barbaças e barbichas sindicais se eriçaram. Seria fazer o jogo sujo da direita bem barbeada. A direita é glabra.
Hoje, as barbas aparadas de Antonio Palocci, Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim e Jaques Wagner estão em unidade capilar com os bigodudos e com os cavanhaques leninianos de Zé Dutra, Berzoini e Genoino. Não há no primeiro time petista, tirando Marta e Dilma, ninguém de cara limpa. Só o neocabeludo Zé Dirceu."


Imagem: Tweedrun