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SURFACE DESIGN by DBStudio

novembro 18, 2009

Jeans, o darling

  • O jeans é...

Centenário, básico, eterno, clássico, casual, chic...

Roupa "de guerra", do dia e da noite.

  • O uniforme de "peão" criado por Levy Strauss nos idos de 1800, chega ao século XXI repaginando-se ano após ano.

  • Segundo a Wikipedia, a raiz da palavra jeans foi notada pela primeira vez em 1567, em "genoese" ou "genes", termos usados na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova (Itália).
  • O jeans (antes mais, depois da tecnologia aplicada à área têxtil menos) é um tecido rígido, requerendo, geralmente, mais do que agulha e linha para seu fechamento, principalmente nos lugares de maior tensão.
  • Para resolver este problema, tachinhas de cobre, hoje conhecidas como rebites (termo patenteado em 1873) são, há séculos, aplicadas aos bolsos, com a função de reforço e fixação.
  • Recentemente, dada a criatividade dos estilistas, este aviamento tornou-se adorno, sobrepondo a forma à função.

(Enfeitando os mais variados tecidos, os rebites são marca registrada, por exemplo, dos "punks" e suas pulseiras pontiagudas.)

  • O estilista Calvin Klein foi o responsável por apresentar o denim (tipo de algodão) tingido com índigo (tipo de corante) na passarela (nos anos 70).
  • Nestas últimas 4 décadas, peças confeccionadas em jeans são apresentadas em diversas modelagens (fit, anti fit, corsário, dhoti, etc.) e beneficiamentos (lavagens como "black", "stone", lixa, "dip dye" - ou "ombré" - ecologicamente corretas, etc.).
  • De acordo com o efeito mais ou menos inusitado - e com as grifes que a assina - a roupa da liberdade (eternizada neste jingle vintage: "liberdade é uma calça velha, azul e desbotada...") varia de preço: 1, 2 10, "n" vezes.
  • Eis então que o jeans tornou-se roupa "de luxe"!

Balmain - US1,810

Ralph Lauren - US7,500

  • Tal discrepância de preço entre bens "similares" é, de fato, intrigante.
  • O valor de algo tão efêmero (quanto uma calça jeans) é um fenômeno que os estudiosos das modas explicam: a moda é tão somente o resultado da dicotômica necessidade da psiquê humana de comunicação e de isolamento.
  • Conflitos psicológicos à parte, o jeans parece ter alcançado o status de darling. Eterno. De (quase) todos.

PS: um ringtone já antigo (o que com mais de 2 anos de idade não o é?), narrado por Anna Wintour, diz o seguinte:


"Jeans e T-shirts podem ser tão elegantes

quanto um vestido de gala de Oscar de la Renta."

  • Imagens: reprodução via Google