- Publicado pela 1ª vez há 46 anos, o lengendário calendário da Pirelli escolheu como cenário, para 2010, o Brasil.
- O fotógrafo é o também legendário Terry Richardson.
- Entre 3 modelos australianas, 1 húngara, 1 holandesa, 3 britânicas e 1 sérvia estão 2 brasileiras: Gracie Carvalho ( a moça do meio na foto abaixo) e Ana Beatriz Barros (1).
- As fotos são excepcionais, as modelos impecáveis, mas apesar de todas as mutações tecnológicas e conscientização ecológica que aconteceram no mundo nas últimas décadas, a publicação, de alguma forma, remete à jurássica decoração das oficinas de antigamente.
- "Naquele tempo", mulher , quando dirigia, limitava-se ao circuito supermercado e escola das crianças (afinal, como diriam os piadistas chovinistas de plantão, "ainda não tinham inventado o GPS, né? he, he, he!").
- Logo, quando o carro "emperrava", as senhoras tinham de encarar - ou melhor, "fingir que não viam" - as paredes das oficinas decoradas com posters de mulheres nuas, semi nuas e nada artísticas: muito provavelmente as "beldades" eram amadoras que posaram para amadores.
- O ambiente, sem dúvida alguma, era absolutamente... "masculino"
- Aos olhos das feministas, um museu "trash"!
- Hoje em dia, as oficinas estão "women friendly".
- E este calendário - uma obra de arte - provavelmente é alvo de colecionadores.
- Eu só espero que os animais utilizados na edição 2010 tenham sido absolutamente bem tratados.
“A minha técnica é a ausência de técnica: a lente é o meu olho, o meu carisma, a minha capacidade de capturar momentos de verdade, sejam eles quais forem, ângulos de imagem, uso da cor, luz, cenário – esses sempre foram os aspectos essenciais da minha arte fotográfica.”
Terry Richardson
- Imagens: Daily Lisboa e O Globo.