- Paulista de nascimento, o publicitário, fotógrafo, desenhista, pintor e gravador Vik Muniz fixou residência em NY, enquanto suas obras já visitaram por exemplo, a Rússia, o Japão, Portugal, México e, claro, os EUA o Brasil.
Autoretrato
- Quando criança, Muniz desenhava caricaturas dos professores - ou o retrato das meninas da classe (o que lhe rendeu vários encontros, segundo sua entrevista ao The Stanford Daily).
- Dentre os materiais comumente utilizados por ele, estão substâncias inusitadas (e perecíveis) como açúcar, chocolate, caviar, líquido, poeira, cabelo, diamante ou ... lixo.
- Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais do cotidiano sobre uma superfície e fotografá-las (em edições limitadas).
- E através de coisas que passam despercebidas, ele ensina o público a, simplesmente, ver.
- A exposição "Vik", composta de 120 peças do consagrado artista, depois de passar pelos EUA, México e Canadá aportou no MAM do Rio de Janeiro.
- Até 8 março.
"Tudo no mundo é feito de momentos de cegueira. A história da fotografia, a história do desenho ... é a história da cegueira."
Vik Muniz
- PS: 18 fev - 16h: palestra com o artista Vik Muniz - entrada grátis - auditório da cinemateca (do MAM), 180 lugares, distribuição de senha no local a partir de 15h30.