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SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 20, 2011

Moda, Fantasia Estética

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"... Admite-se que a moda, no sentido restrito de rotação acelerada do ciclo de vida das roupas, só nasceu por volta dos séculos XIV e XV, na Europa...".

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A construção da aparência nasce na passagem da Idade Média para o Renascimento, quando corre, segundo Gilles Lipovetsky, a "emergência da noção de individualidade"._Outra característica desta reviravolta comportamental é a definição de formas específicas nas indumentárias masculina e feminina: eles de gibão (casaco), "meias calças" e polainas (botas pontudas); para elas, vestidos longos com pequena cauda, ajustados, que delineavam e enalteciam os atributos da feminilidade._A peça "unisex" à época era a chemise alva - sinônimo de asseio - na verdade, o único "underwear" utilizado.

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Após 600 anos de mudanças e "revivals", Christian Louboutin (o autor de calçados "top", e da sola de sapato muito "scanneada" por ali e aqui: a vermelha), no compasso do "zeitgeist" atual, lançou uma campanha - soberba - que passeia pela história da arte, da Renascença ao Rococó. Outros - mais uma vez - o seguirão.

Imagens:
1. François Clouet (como Elizabeth da Áustria) traz a clutch ‘Catalina’ (£795) e a plataforma ‘Pigalilli’ (£2,295) em seu colo;
2. A famosa "Whistler's Mother" portando uma ankle boot ‘Tootsie’ (£1,895)
3."Santa Dorotea" de Francisco de Zurbaran segura a sandália ‘8 Mignon’ (£765)

Outras fotos (de Peter Lipmann) no The Telegraph