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outubro 10, 2009

Vermelho, da Boca aos Pés

  • Nome de banda de rock (Barão Vermelho), da ONG (RED) capitaneada por Bono Vox (do U2) - e marca registrada, inclusive com os parênteses que significam o abraço - cor do tom “Valentino”, o vermelho situa-se no limite do espectro luminoso que a visão humana percebe.
  • É cor luz primária e cor pigmento secundária, resultante da mistura do amarelo e do magenta.
  • Na hierarquia da Igreja católica, o vermelho é a cor típica e distintiva dos cardeais.
  • Na política, está associada com a esquerda de uma forma geral e com o comunismo em particular.
  • Aliás, “O Pequeno Livro Vermelho” (ou “O Livro Vermelho”) é o nome da coletânea de citações de Mao Tsé-Tung (teórico marxista, político, revolucionário, poeta, soldado e governante comunista da República Popular da China de 1945 a 1959.) [1]
  • Na literatura infantil, Chapeuzinho Vermelho – conto de fadas escrito no século XVI - já foi tese de psicanálise, pois a cor e as personagens evocariam, metaforicamente, o sexo.
  • Associada ao fogo e ao calor é a cor da paixão [2], e também ao deficit (popularmente, “estar no vermelho” significa estar sem recursos).
  • Um dos primeiros pigmentos vermelhos foi o "Cinnabar", produzido a partir de uma dura pedra vermelha. O "mínium", ou zarcão, foi largamente utilizado na era Medieval na ilustração de livros e pinturas em painéis. [3]

  • Na indústria alimentícia, a página “Patentes on line” informa que “os presentes inventores descobriram que é possível obter um pigmento natural vermelho a partir de hemoglobina e mioglobina, cuja porção metaloporfirina é protoporfirina de zinco e fabricaram produtos de carne, produtos de carne de baleia, produtos de carne de peixe e produtos de pasta de peixe coloridos através do pigmento natural vermelho. Consequentemente, foi possível a obtenção de produtos alimentícios estáveis à oxidação, possuindo uma ótima tonalidade de cor sem a necessidade do uso de um fixador de cor como, por exemplo, nitrito”. [4]
  • O marketing utiliza-se das cores para estimular o consumo.
  • As cores têm a capacidade de gerar emoções. O vermelho é um estimulante de apetite. Em centenas de anos foi considerada a cor primária que se refere à sobrevivência básica: alimentação, vestuário, abrigo. Mostra uma imagem forte ao contrário de fadiga.Indicado para academias de ginástica, escolas de dança, organizações políticas ou negócios de bens imóveis. [5]
  • Vermelho significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
  • Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão. [6]

O vermelho é mesmo “todo poderoso”!

  • Corre nas nossas veias, estimula nosso apetite (lembremos da cor das embalagens do McDonald’s e da Coca Cola), colore unhas e bocas, é um clássico que os estilistas sempre revisitam: no vestuário significa tudo, menos discrição.
  • Tinha mesmo de ser a cor do tapete em que as celebridades desfilam quando estão à porta do mítico Teatro Kodak, em Hollywood.
  • De preferência calçando um “Christian Louboutin”, marca dos icônicos calçados de solados... vermelhos!

  • Fontes:
  • Imagens: reprodução (via Google)